João Ribeiro exalta livro sobre o Jalapão



O senador João Ribeiro (PFL-TO) exaltou nesta terça-feira (25) o livro Jalapão: Sertão das Águas, do fotógrafo, arquiteto e ambientalista do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Miguel von Behr.

- Trata-se do Jalapão, na verdade um oásis divino que deslumbra a quem o conhece mesmo por fotografias, agora retratado nessa obra-prima que mistura de maneira harmônica a história da ocupação humana, as manifestações culturais e recursos naturais, tudo sob o ângulo de uma visão que aborda o meio ambiente de forma holística - observou.

Ribeiro explicou que o Jalapão é uma região classificada como deserto e se estende por 34 mil quilômetros quadrados num dos extremos do estado do Tocantins, na fronteira com a Bahia, o Piauí e o Maranhão. Apesar da ser um deserto, o Jalapão abriga montanhas, nascentes, córregos, riachos perenes, cachoeiras, dunas e fervedouros.

- O livro trata da biodiversidade e aborda a importância das nascentes daquela região para a preservação das bacias dos rios Tocantins, São Francisco e Parnaíba. E mostra as maravilhas preservadas pelas unidades de conservação do Ibama, já criadas, como a Estação Ecológica da Serra Geral do Tocantins, o Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba e a Área de Proteção Ambiental do Jalapão, constituindo o maior corredor ecológico de unidades de conservação de grande porte do cerrado brasileiro - assinalou.



25/05/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sarney participa de lançamento de livro sobre Darcy Ribeiro

João Ribeiro anuncia inauguração de ponte sobre o Rio Tocantins

João Ribeiro anuncia inauguração de ponte sobre o Rio Tocantins

João Ribeiro alerta sobre possibilidade de interdição na Belém-Brasília

João Ribeiro quer participação do Congresso no debate sobre ensino público

Senado leva obra do historiador Ribeiro do Amaral sobre Belém para a Feira Pan-Amazônica do Livro