JOÃO ROCHA: TOCANTINS PASSA POR REVOLUÇÃO SILENCIOSA



O senador João Rocha (PFL-TO) afirmou hoje (dia 6), durante a homenagem da Casa ao 9º aniversário do Estado do Tocantins, que o governo tocantinense, com apoio do povo, vem fazendo "uma revolução silenciosa para transformar o caçula da federação num dos mais pujantes e progressistas estados brasileiros".

Ele citou vários programas de desenvolvimento na área de transporte, energia e agricultura promovidos pelo governo estadual, além de obras previstas no programa Brasil em Ação, do governo federal, entre as quais destacou aretomada das obras da ferrovia Norte-Sul e a construção da hidrovia Araguaia-Tocantins.

João Rocha lembrou que, juntamente com investimentos públicos, o estado está recebendo recursos da ordem de R$ 75 milhões provenientes de empresas estrangeiras, interessadas "no imenso potencial econômico" da região.

- O estado dispõe, também, da maior área contínua do mundo apta para o desenvolvimento da agricultura irrigada. São aproximadamente 1,2 milhão de hectares ao longo do vale do rio Javaés, dos quais apenas 60 mil hectares vêm sendo aproveitados com programas oficiais e da iniciativa privada.

As condições que favorecem o desenvolvimento agrícola do Tocantins levaram o senador a afirmar que o estado tem tudo para se transformar, em breve, no celeiro do país. Ele informou que a economia tocantinense vem apresentando um crescimento acima da média nacional, com um PIB em torno de 1,5 bilhão.

- Às potencialidades agrícolas se somam os generosos recursos hídricos e minerais, que colocam o estado num patamar privilegiado em termos de perspectivas de investimentos futuros e crescimento econômico - acrescentou.

Na visão de João Rocha, a posição geográfica do Tocantins o torna um elo de ligação entre as regiões Sul e Centro-Oeste com o Norte. "É a próxima grande fronteira produtiva a ser integrada à economia nacional e aos grandes mercados internacionais, a partir da expansão do Mercosul e da implantação, no futuro, da Área de Livre Comércio das Américas", enfatizou.

João Rocha ressaltou que o programa de pavimentação de estradas promovido pelo atual governo estadual será de fundamental importância para a consolidação dos demais projetos de investimento em Tocantins. Conforme explicou, o governador Siqueira Campos pretende pavimentar mil quilômetros de rodovias estaduais, além de restaurar cerca de trezentos quilômetros de outros trechos. O objetivo é "ampliar a integração de todos os municípios ao eixo da rodovia Belém-Brasília e o Tocantins a todos os seus vizinhos fronteiriços", explicou.

O senador Bernardo Cabral (PFL-AM), em aparte, manifestou satisfação com o desenvolvimento da região do Tocantins e considerou o discurso de João Rocha um fato histórico. Bernardo Cabral lembrou que durante a Assembléia Nacional Constituinte, como relator, apresentou parecer contrário a propostas de criação de vários estados, "à exceção de Tocantins, que tinha condições de sobrevivência". Ele ressaltou o empenho, naquela ocasião, do então deputado Siqueira Campos, hoje governador do Tocantins, na instalação "do mais novo estado da federação".

O senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) também aparteou para destacar o "grande esforço e o trabalho notável realizado pelo governo Siqueira Campos". Ele elogiou a competência e a atuação dos três representantes do Tocantins na Casa, afirmando que a atividade conjunta desses senadores, junto com as realizações do governo estadual, demonstram a pujança do desenvolvimento daquele estado.

- Já antevemos o que esse estado será neste país, tendo, como tem, representação tão competente, além de condições que a natureza lhe dotou. Certamente, dentro de poucos anos, estaremos comemorando mais vitórias do estado que V. Exª com tanta dignidade representa - concluiu.



06/10/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


JOÃO ROCHA HOMENAGEA PIONEIRO DAS COMUNICAÇÕES NO TOCANTINS

JOÃO ROCHA CRITICA CORTE DE RECURSOS DO FPE PARA TOCANTINS

Cine Observatório deste domingo passa "Corrida Silenciosa" às 20h

CRIAÇÃO DE UNIVERSIDADE FEDERAL NO TOCANTINS PASSA NA CE

JOÃO ROCHA RECEBE PRESIDENTE DO TCU

João Ribeiro destaca festas no Tocantins