CRIAÇÃO DE UNIVERSIDADE FEDERAL NO TOCANTINS PASSA NA CE



Por unanimidade, os senadores da Comissão de Educação (CE) aprovaram parecer do senador Eduardo Siqueira Campos (PFL-TO) favorável ao projeto de lei que autoriza o governo federal a instituir a Fundação Universidade Federal do Tocantins. A proposta de autoria do governo federal, já aprovada pela Câmara dos Deputados, tramita em regime de urgência e segue para votação em plenário.
- Foram 11 anos de espera, de discriminação. A criação da Universidade Federal estabelecerá relação mais adequada entre a demanda pelo ensino superior e a correspondente oferta de vagas. A instituição trará, ao mesmo tempo, valioso impulso ao desenvolvimento social e econômico do estado - afirmou Eduardo, ao destacar que Tocantins era a única unidade da Federação a não ter uma universidade federal.
Segundo o relator, a universidade não demandará grandes investimentos, pois o governo estadual doará à União o patrimônio da Universidade do Tocantins (Unitins). Na prática, disse Eduardo, a criação da instituição será a federalização de uma universidade estadual, em pleno funcionamento, com todos os seus bens.
Segundo o senador Leomar Quintanilha (PPB-TO), até o momento, o estado vê sua juventude emigrar para outros estados para cursar o terceiro grau. Em muitos casos, disse, os jovens acabam ficando nas cidades onde iam estudar sem que o Tocantins possa se beneficiar de sua contribuição.
- A criação da Universidade Federal vai fazer com que o Tocantins ocupe seu espaço em igualdades de condições com às demais unidades da Federação - declarou, ressaltando o trabalho do terceiro senador da bancada do estado, Carlos Patrocínio (PFL), em prol da universidade.
O presidente da CE, senador Freitas Neto (PFL-PI) e o senador Pedro Simon (PMDB-RS) manifestaram-se satisfeitos pela aprovação da proposta. Os membros da comissão aplaudiram o resultado da votação e, em seguida, cumprimentaram os senadores por Tocantins.
- A expectativa de alunos, professores, servidores, enfim, de todo o povo tocantinense e de que a Universidade Federal esteja em funcionamento já em janeiro de 2001 - anunciou Eduardo.

12/09/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


CE EXAMINARÁ CRIAÇÃO DE UNIVERSIDADE FEDERAL NO TOCANTINS

Eduardo registra criação da Universidade Federal do Tocantins

Projeto permite doação de imóveis da Universidade Federal de Goiás para a Universidade Federal de Tocantins

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS TEM AVAL DA CCJ

TOCANTINS TERÁ UNIVERSIDADE FEDERAL

SIQUEIRA CAMPOS DIZ QUE SÓ TOCANTINS NÃO TEM UNIVERSIDADE FEDERAL