Jobim e embaixador americano serão convidados a falar sobre recriação da Quarta Frota



O ministro da Defesa, Nelson Jobim, e o embaixador dos Estados Unidos, Clifford Sobel, serão convidados pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) a participar, em datas diferentes, de reuniões destinadas a debater a reativação da Quarta Frota da Marinha norte-americana. Requerimento nesse sentido, apresentado pelo senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), foi aprovado nesta quinta-feira (10) pela comissão.

Arruda elogiou a iniciativa de quatro senadores - Cristovam Buarque (PDT-DF), Eduardo Suplicy (PT-SP), João Pedro (PT-AM) e Pedro Simon (PMDB-RS) - de visitarem Sobel, na quarta-feira (9), para expor a sua preocupação com a reativação da Quarta Frota, criada durante a Segunda Guerra Mundial e extinta em 1950. A área de atuação dessa frota é a América Latina.

- O que é a Quarta Frota? Por que ela está monitorando o Atlântico Sul? - questionou Arruda, ao sugerir a presença do embaixador na comissão.

Suplicy apresentou um relato aos demais integrantes da CRE do encontro com o embaixador americano. Disse que foram lembrados, durante a reunião, episódios como o da participação da Marinha dos Estados Unidos no movimento que levou à tomada do poder pelos militares no Brasil, em 1964. Sobel, segundo o senador, reiterou que a recriação da Quarta Frota tinha apenas motivações humanitárias, como as de assistência à saúde e às vítimas de desastres naturais.

O senador Romeu Tuma (PTB-SP), que presidiu parte da reunião, disse ter estranhado que o anúncio da reativação da Quarta Frota tenha ocorrido poucos dias depois da publicação de uma entrevista do comandante da Marinha, almirante Júlio de Moura Neto, sobre as dificuldades orçamentárias atualmente enfrentadas pela Força.

De acordo com relato complementar feito por Simon, Sobel teria estranhado a reação brasileira, pois, na opinião do embaixador, os países latino-americanos deveriam ser gratos pela decisão norte-americana de recriar a frota. Simon sugeriu então que, além do embaixador, fossem também ouvidos sobre o tema Nelson Jobim e o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim. Ele ficou de visitar Jobim na próxima semana e de agendar um encontro com Amorim assim que o ministro retorne de viagem à Ásia.

Simon ofereceu-se ainda para levar à ex-senadora colombiana Ingrid Betancourt, que se encontra em Paris, um convite para que ela participe de uma reunião da CRE. Ele informou que estará na capital francesa na próxima semana, em viagem particular, e disse que poderia procurar a ex-senadora para dizer a ela que os integrantes da comissão gostariam de ouvir seu relato sobre o período que passou em poder das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia ( Farc ).

A CRE aprovou ainda o envio ao Ministério das Relações Exteriores e à Organização da Unidade Africana (OUA) de uma "manifestação de preocupação" com a situação política do Zimbábue, onde o presidente Robert Mugabe acaba de ser reeleito em um pleito bastante questionado pela comunidade internacional. A sugestão foi apresentada por Suplicy após ouvir relato feito pelo senador Virgínio de Carvalho (PSC-SE) sobre as eleições naquele país, marcadas, a seu ver, "pelo medo e pela intimidação".

Virgínio foi indicado pelo Senado para acompanhar o pleito e chegou a se deslocar até a Bélgica, de onde seguiria para o Zimbábue. Mas foi desaconselhado a seguir viagem por diplomatas brasileiros, preocupados com a situação do país. Ele acompanhou os acontecimentos na África a partir da Bélgica, onde se encontrava.



10/07/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores transmitem a embaixador americano preocupação com recriação da Quarta Frota

Parlamentares levarão a embaixador americano preocupação com Rodada de Doha e reativação da Quarta Frota

Guido Mantega e Dilma Rousseff serão convidados pela Comissão de Infraestrutura a falar sobre o PAC

João Pedro protesta contra recriação da Quarta Frota norte-americana

Simon anuncia decisões da CRE em relação à recriação da Quarta Frota pela Marinha americana

Nelson Jobim é convidado a debater reativação da Quarta Frota