Guido Mantega e Dilma Rousseff serão convidados pela Comissão de Infraestrutura a falar sobre o PAC



Os ministros da Fazenda, Guido Mantega, e da Casa Civil, Dilma Rousseff, deverão comparecer à Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) em reuniões de debates sobre o andamento das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A realização das duas audiências públicas, requerida pelo presidente da CI, Fernando Collor (PTB-AL), foi aprovada pelo colegiado nesta quinta-feira (2).

VEJA MAIS

O requerimento que prevê o comparecimento de Guido Mantega propõe que o ministro seja convidado também para falar a respeito da crise econômica e suas possíveis consequências na programação orçamentária brasileira de 2008/2009.

Segundo justifica Collor, é nítida a constatação da gravidade e do alastramento da crise financeira na economia real de todos os países.

- Diante desse quadro, é imperioso que esta Comissão de Serviços de Infraestrutura obtenha do ministro da Fazenda todas as informações e perspectivas das ações governamentais para os próximos dois anos, com enfoque numa possível revisão ou replanejamento orçamentário para a continuidade da execução do PAC - justificou Fernando Collor.

Já a ministra Dilma Rousseff deverá comparecer à reunião da CI para explicar o andamento das obras do PAC em todo o país.

Transporte

As dificuldades, as limitações e os prejuízos impostos aos produtores rurais e aos empresários do setor de transporte por problemas existentes no sistema de transporte de cargas no Brasil também serão abordados em debate na CI.

Segundo requerimento aprovado pelo colegiado, de autoria da senadora Kátia Abreu (DEM-TO), deverão ser convidados para discutir o assunto representantes da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e da Confederação Nacional dos Transportes (CNT).

- Entendo ser fundamental a apresentação das instituições ligadas aos setores produtivo e de prestação de serviços de transporte para, ouvidas as críticas e sugestões, o Senado Federal tenha mais elementos para atuar no sentido de contribuir para a solução dos problemas atuais e para a formulação de uma política para o futuro - afirmou a senadora pelo Tocantins.

A CI também aprovou nesta quinta-feira a indicação de convidados para seis audiências públicas que serão realizadas para debater assuntos de interesse da área de infraestrutura do país. As reuniões de debate terão em pauta os seguintes assuntos: Infraestrutura e Políticas Públicas; A Indústria de Medicamentos e os Marcos da Regulação; Atenção Nacional ao Perfil Epidemológico - Atendimento, Vacinas e Fármacos; A Infraestrutura e a Integração da América do Sul; Acessibilidade, Tecnologia de Informação e Comunicação (TICs) e Inovação; e Banda Larga e Acessibilidade nos Serviços de Telecomunicações.

Valéria Castanho / Agência Senado



02/04/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Guido Mantega é chamado para falar sobre ICMS e parcerias público-privadas

Jobim e embaixador americano serão convidados a falar sobre recriação da Quarta Frota

Comissão ouve Guido Mantega sobre investimentos em infra-estrutura

CCJ não convocará mais Dilma Rousseff para falar sobre programa de direitos humanos

Mantega vai à Comissão de Orçamento falar sobre a LDO de 2005

Mantega e Pimentel serão convidados para audiências na CAE