Jonas pede apoio a produtores de algodão



As reivindicações da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) recebeu nesta quinta-feira (dia 21) o apoio do senador Jonas Pinheiro (PFL-MT). Ele pediu que o governo não coloque seus estoques de algodão à venda, conforme reivindicado pelos produtores, o que, acredita o senador, permitirá consolidar a recuperação da cotonicultura brasileira, com geração de empregos e renda nas regiões interioranas.

Segundo Jonas Pinheiro, os produtores de algodão também solicitam uma revisão do preço mínimo pago pelo produto, elevando a arroba de R$ 28,60 para R$ 35,00, a implementação do Programa de Escoamento de Produto (PEP) para o mercado interno e externo e o lançamento do Contrato de Opção de Compra atrelado ao Contrato de Opção de Venda.

O mercado de algodão foi afetado pela recessão nos Estados Unidos, pelo atraso no início do inverno e pela crise energética, explicou o senador. Conforme os produtores, disse, isso provocou uma queda no consumo de fios e tecidos e reduziu em cerca de 10% a utilização do algodão no mercado internacional. Eles também avaliam que os preços do algodão no mercado internacional atingiram o nível mais baixo nos últimos vinte anos, completou o senador.

Tais adversidades são lamentáveis, na opinião do senador, porque a produção algodoeira estava se recuperando de outra crise. Graças aos esforços do governo, enfatizou, o setor conseguiu, no prazo de cinco anos, reverter a posição de maior importador de algodão do mundo para a de exportador do produto. Neste ano, disse, o país exportará cerca de 100 mil toneladas.

21/06/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Agricultura vai manter apoio a produtores de algodão

JONAS PINHEIRO PEDE CUIDADO NA IMPORTAÇÃO DE ALGODÃO

ALCÂNTARA PEDE APOIO PARA CULTURA DO ALGODÃO

JONAS PINHEIRO PEDE SOCORRO PARA PRODUTORES DE BORRACHA

Jonas Pinheiro pede alongamento das dívidas dos produtores rurais

JONAS PEDE APOIO PARA ENGENHEIROS AGRÔNOMOS