ALCÂNTARA PEDE APOIO PARA CULTURA DO ALGODÃO



O senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) alertou hoje (dia 29) para a importância de uma revitalização da cultura do algodão no país. Segundo o senador, com a derrocada do algodão no Nordeste, milhões de pessoas ficaram sem emprego e muitas se deslocaram para os grandes centros urbanos. Além disso, no ano passado, 47% do déficit da balança comercial do país foi representado por matérias primas, e o algodão correspondia a quase US$ 1 bilhão nesse contexto.

Conforme disse, entre os fatores que contribuíram para a "quase liquidação" da cotonicultura no país, os principais foram a redução da tarifa de importação de 40% para 0% e a proteção do produto na maioria dos países, via subsídios, bem como os longos prazos para pagamento do algodão importado.

- Essa abertura irresponsável do mercado, que liquidou a competitividade do algodão nacional, é hoje reconhecida pelo próprio governo quando admite que o produto importado chega ao país com condições de preço, prazos e juros que levaram os produtorestradicionais à ruína - afirmou.

No entanto, Lúcio Alcântara argumentou que o preço internacional do algodão está bom e, com ajuda governamental, os produtores poderão ampliar a área plantada e o Brasil voltar a produzir a matéria prima de que necessita. A seu ver, o país tem condições de reconquistar o mercado em razão da mão-de-obra relativamente barata e a proximidade da produção. Além disso, ponderou que as variedades do produto nacional estão dentro dos padrões internacionais.

- O país, daqui a 3 ou 4 anos deverá estar consumindo mais algodão do que a Europa. E com a tecnologia disponível, há condições, ocupando apenas 1 milhão e duzentos mil hectares, de produzir todo o algodão de que o Brasil precisa e ainda exportar para outros países - defendeu.

Em apartes o senadorJosé Agripino (PFL-RN) alertou para o fato de que os países que exportam algodão para o Brasil oferecem prazos de até um ano para o pagamento, desta forma os industriais preferem comprar o produto do exterior. O senador Osmar Dias (PSDB-PR) destacou que o Brasil já foi o principal exportador mundial de algodão e agora ocupa o primeiro lugar em importação. Já o senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) afirmou que "o Nordeste e o Brasil se ressentem da falta de regras adequadas para a importação do algodão".



29/10/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jonas pede apoio a produtores de algodão

Alcântara pede apoio para livrarias independentes

Alcântara pede apoio para reivindicação da Fármácia-Escola do Ceará

LÚCIO ALCÂNTARA ELOGIA PESQUISAS DA EMBRAPA PARA PRODUÇÃO DE ALGODÃO

Setor do algodão quer apoio do governo para não demitir na entressafra

LÚCIO ALCÂNTARA COMEMORA VOLTA DO ALGODÃO AO CEARÁ