Jonas Pinheiro afirma que comércio com China e Japão tem tudo para crescer



Ao relatar sua viagem à China e ao Japão, na comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e acompanhando a comitiva do governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, o senador Jonas Pinheiro (PFL-MT) manifestou nesta quarta-feira (16) preocupação com os atuais problemas de exportação da soja brasileira para a China. Ele disse, no entanto, que as dificuldades são passageiras, porque as economias dos dois países são complementares.

Segundo Jonas Pinheiro, a comitiva de Lula à China contou com a participação de 400 empresários de vários setores, enquanto a do governo de Mato Grosso era composta de 38 empresários e secretários estaduais.

Nos seminários realizados em Beijng e Shangai, relatou o senador, os dois lados demonstraram as grandes perspectivas de negócios entre Brasil e China. Entre os expositores, disse, destacaram-se os governadores de Minas Gerais, Aécio Neves; de Mato Grosso, Blairo Maggi; de São Paulo, Geraldo Alckmin, de Mato Grosso do Sul, José Orcírio Miranda; e o presidente da Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F;), Manoel Félix Cintra Neto.

Jonas Pinheiro relatou que os empresários e autoridades brasileiros visitaram a China Railway e reuniram-se com o ministro da Agricultura da China e com autoridades do Bank of China. Em Zhengzhou, visitaram uma esmagadora de soja e empresas de carne e, em Tianjing, estiveram no maior porto de recebimento de soja na China, completou.

Segundo o senador, a comitiva do governo de Mato Grosso prosseguiu viagem para o Japão, onde debateu, com autoridades e empresários, as dificuldades representadas por tarifas altas de importação, bem como as barreiras de caráter não-tarifário, em especial requisitos sanitários e fitossanitários, tornados mais rígidos desde 2002.

Para o senador, somente um trabalho bilateral consistente será capaz de contornar as dificuldades e dinamizar as exportações de produtos agropecuários brasileiros para o Japão.



16/06/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comércio com a China pode crescer até 50% este ano, estima presidente da câmara bilateral

Azeredo afirma que Jonas Pinheiro preocupava-se com o Brasil

Cristovam afirma que Senado sentirá falta de Jonas Pinheiro

Efraim Morais afirma que o setor agrícola era a vida de Jonas Pinheiro

Para Mão Santa, Jonas Pinheiro foi exemplo de honradez

JONAS PINHEIRO DEFENDE LEI ESPECÍFICA PARA SEMENTES