JONAS PINHEIRO DEFENDE LEI ESPECÍFICA PARA SEMENTES



O senador Jonas Pinheiro (PFL-MT) pediu hoje (dia 21), em plenário, apoio para projeto de sua autoria que dispõe sobre a produção, o comércio e a fiscalização de sementes no Brasil, esclarecendo que, apesar da importância deste setor, o país não dispõe de uma legislação específica que o discipline.

- O segmento de sementes no Brasil congrega cerca de 1.500 produtores desse insumo, entre empresas nacionais e transnacionais, cooperativas e produtores individuais. Anualmente produz cerca de 2 milhões de toneladas de sementes, com um volume de negócios da ordem de R$ 1,5 bilhão, além de gerar 300 mil empregos diretos e indiretos - observou.

O senador esclarece que sua proposta estabelece regras claras e precisas para nortear os produtores de sementes e para disciplinar a função fiscalizadora do Poder Público, representado pelo Ministério da Agricultura e do Abastecimento e pelos órgãos correlatos nos estados.

Jonas Pinheiro lembrou que a agricultura vem passando por um rápido processo de modernização, com a introdução de padrões tecnológicos que viabilizam a obtenção de elevados níveis de produtividade.Conforme ele, o modelo adotado permitiu aumentar o volume da produção agrícola, incentivou a utilização de equipamentos mecânicos, de fertilizantes e defensivos químicos, bem como de sementes com elevado grau de pureza e potencial genético.

Da mesma forma, assinalou o senador, fez surgir uma atividade agrícola especializada na multiplicação de sementes melhoradas, com possibilidade de abastecer, a cada safra, aqueles agricultores que forem aderindo ao novo padrão tecnológico.



21/01/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jonas Pinheiro defende liberação de sementes geneticamente modificadas

PROJETO DE JONAS PINHEIRO VISA GARANTIR QUALIDADE DE SEMENTES

PROJETO DE JONAS PINHEIRO VISA GARANTIR QUALIDADE DE SEMENTES

Jonas Pinheiro apela à Casa Civil por regulamentação da lei do sistema nacional de sementes e mudas

Jonas Pinheiro defende juros menores para produtor pantaneiro

JONAS PINHEIRO DEFENDE JUROS MAIS BAIXOS PARA AGRICULTORES