Jonas Pinheiro celebra jubileu de bispo de Diamantino



Os cinqüenta anos de sacerdócio do bispo emérito de Diamantino (MT), dom Henrique Froehlich, foram celebrados em Plenário, nesta terça-feira (10) pelo senador Jonas Pinheiro (PFL-MT). Gaúcho, dom Henrique lutou para conciliar os interesses de seringueiros e outros ocupantes de terra, disse Jonas.

O senador contou que, conhecedor de várias tribos indígenas e sendo capaz de negociar entre elas, dom Henrique Froehlich sempre conseguiu estabelecer a paz e a concórdia, ficando conhecido, respeitado e amado por toda aquela população.

- Nós, naturais do Mato Grosso, agradecemos a Deus a grande bênção que nos concedeu, mandando-nos esse seu servo maravilhoso, que soube, como ninguém, conciliar interesses antagônicos.

De acordo com Jonas Pinheiro, dom Henrique nasceu no Rio Grande do Sul em 1919. Criado num ambiente religioso, ele não teve dificuldade em preparar-se para chegar ao seminário e ordenar-se sacerdote. Em Utiariti (MT) o vigário teve seus primeiros contatos com os índios de Mato Grosso, -ajudando-os sem jamais desrespeitar-lhes os costumes e a cultura-, segundo o senador.



10/12/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Acir Gurgacz celebra jubileu de Dom Moacyr Grechi

Jonas Pinheiro é homenageado na CDH

Jonas Pinheiro, por ele mesmo

Morre senador Jonas Pinheiro

Jonas Pinheiro defende reestruturação da ADA

Jonas Pinheiro homenageia presidente da BM&F