Jonas Pinheiro comenta Plano Agrícola e Pecuário 2007-2008



Ao comentar o lançamento, pelo governo federal, nesta quinta-feira (28), do Plano Agrícola e Pecuário 2007-2008, o senador Jonas Pinheiro (DEM-MT) disse esperar que as medidas anunciadas de fato contribuam para melhorar as condições do agronegócio no Brasil. Segundo ele, apesar de o desempenho do setor contribuir para alavancar os indicadores econômicos de todas as esferas de governo no Brasil, até o momento "os produtores rurais não sentem os resultado no seu bolso".

O plano anunciado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, dispõe sobre taxas de juros do crédito rural, mudanças no Programa de Geração de Emprego e Renda (Proger Rural), recursos previstos para a comercialização da próxima safra, implementação do seguro rural e aumento dos preços mínimos de produtos agrícolas.

De acordo com o senador, os recursos destinados ao crédito rural somam R$ 58 bilhões, um aumento de 16% em relação ao ano passado. Jonas Pinheiro também destacou a redução nas taxas de juros nos créditos para investimentos e o aumento dos limites de financiamento.

Em relação ao Proger Rural, ele registrou que as mudanças introduzidas pelo novo plano permitirão amparar produtores de médio porte que não eram atendidos por esse programa e tinham dificuldades de acesso aos financiamentos da agricultura empresarial. O plano agrícola, ainda segundo Jonas Pinheiro, prevê a criação de um grupo de trabalho para propor decisões referentes à infra-estrutura e à logística, com o objetivo de fortalecer a participação da agricultura no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).



28/06/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Novo ministro da Agricultura vai priorizar Plano Agrícola e Pecuário

Fazenda autoriza equalização de juros de plano agrícola e pecuário

CNA defende mais recursos para seguro no Plano Agrícola e Pecuário

Tião Viana registra anúncio do novo plano agrícola e pecuário

Governo lança na sexta-feira o Plano Agrícola e Pecuário 2011/2012

Governo federal apresenta nesta quinta (28) o Plano Agrícola e Pecuário 2012/2013