Jonas Pinheiro defende o fortalecimento do programa nuclear brasileiro



O senador Jonas Pinheiro (PFL-MT) defendeu o fortalecimento do programa nuclear brasileiro por entender que, ao contrário das teses alarmistas, a energia nuclear traz até benefícios ao meio ambiente, pois sua geração, sem emissão de poluentes, evita que milhões de toneladas de gases causadores de aquecimento global sejam emitidos e espalhados pela atmosfera.

Jonas Pinheiro informou que a usina nuclear Angra II produziu, em 2000, cerca de 2,4 milhões de megawatts/hora e, nos três primeiros meses de 2001, já produziu mais de 2 milhões de megawatts/hora, energia equivalente ao consumo anual médio de 2,4 milhões de brasileiros. "A usina contribuiu, decisivamente, para estabilizar o sistema elétrico da região Sudeste, durante esses meses de verão", afirmou.

Por esses motivos, Jonas Pinheiro conclamou o governo e o Congresso para trabalharem em conjunto no sentido de prosseguir os estudos para viabilizar Angra III, cuja construção está incluída no Plano Plurianual de Investimentos (PPA).

Na avaliação do senador, a construção dessa terceira usina nuclear no Brasil é essencial para que se feche, de forma economicamente auto-sustentável, o ciclo de combustível nuclear no país, propiciando economia de divisas e consolidando o sistema elétrico brasileiro.

29/03/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


JONAS PINHEIRO SUGERE AMPLIAÇÃO DA INDÚSTRIA NUCLEAR NACIONAL

Jonas Pinheiro diz que Senado "salva outra vez" o agronegócio brasileiro

Jonas Pinheiro defende reestruturação da ADA

JONAS PINHEIRO DEFENDE PROJETO DE MICHELETTO

JONAS PINHEIRO APÓIA PROGRAMA PARA RECUPERAR COOPERATIVAS

Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro em pauta na CI