Jonas Pinheiro pede ao governo mais recursos para o Ibama



O senador Jonas Pinheiro (PFL-MT) reivindicou ao governo nesta quinta-feira (dia 30) mais recursos para o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) para aumentar a eficiência do órgão na luta contra as queimadas nas mais diversas regiões no país, principalmente no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde é alta a incidência de incêndios e fogos espontâneos.

Por estranho que pareça, disse o senador, a crise econômica tem contribuído para elevar o número de queimadas, pois favorece o abandono de propriedades e a redução da atividade pecuária. Com pouco movimento do gado em grandes áreas, reduz-se drasticamente o pisoteamento feito pelos animais sobre a vegetação, fator que, aliado à baixa umidade, propicia o surgimento de focos de incêndio por combustão espontânea.

- As queimadas no meio rural brasileiro são provocadas, na maioria dos casos, pelos próprios habitantes, por teimosia ou por ignorância, ou até mesmo por irresponsabilidade. No entanto, existem as que são causadas por combustão espontânea, devido à excessiva temperatura do ambiente, favorecida pela vegetação seca, característica do período de estiagem e de baixa umidade relativa do ar - disse o senador.

Para Jonas Pinheiro, o papel a ser desempenhado pelo Ibama no combate às queimadas é fundamental, conforme ficou demonstrado no grande incêndio de Roraima, em 1998. Entretanto, explicou, o órgão precisa, para bem cumprir sua missão, de equipamentos adequados e de novas tecnologias.

30/08/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jonas Pinheiro pede mais recursos para agronegócio e agricultura familiar

JONAS PINHEIRO PEDE LIBERAÇÃO DE RECURSOS PARA ASSENTAMENTOS

JONAS PINHEIRO PEDE MAIS APOIO PARA COLONOS E AGRICULTORES

JONAS PINHEIRO PROTESTA CONTRA PROIBIÇÕES DO IBAMA

Walter Pinheiro pede mais recursos para a saúde sem criação de impostos

Jonas Pinheiro quer recursos para escoamento da safra de milho