JONAS PINHEIRO PEDE LIBERAÇÃO DE RECURSOS PARA ASSENTAMENTOS



O senador Jonas Pinheiro (PFL-MT) pediu ao governo a imediata liberação de recursos destinados aos projetos de assentamento no estado de Mato Grosso, no valor de R$ 68 milhões. Segundo informou, mais de dez mil famílias de colonos estão "em situação desesperadora", aguardando os recursos para que possam ser assentadas e dar início ao plantio.
- A não liberação desses recursos agrava os problemas dos projetos de assentamento, os quais já passam por sérias dificuldades, além de gerar um clima de frustração entre os agricultores, com conseqüentes desgastes para o governo federal - advertiu.
Ao lembrar que o dinheiro já faz parte do orçamento do Incra de Mato Grosso, Jonas Pinheiro disse que as famílias estão acampadas em frente às agências do Banco do Brasil e de várias prefeituras, como forma de pressionar o governo para que libere de imediato os recursos disponíveis para mais de 110 assentamentos.
Apesar de reconhecer que o presidente Fernando Henrique Cardoso, em cinco anos de governo, tem trabalhado mais pela reforma agrária do que os últimos governos ao longo de 30 anos, o senador entende que a simples distribuição de terras não resolve o problema do campo brasileiro.
Ele disse que a terra representa apenas 18% no processo de assentamento, sendo necessária a implementação de programas e liberação de créditos para que os agricultores possam produzir e desenvolver a agricultura brasileira.

21/01/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jonas Pinheiro pede ao governo mais recursos para o Ibama

Jonas Pinheiro pede mais recursos para agronegócio e agricultura familiar

Jonas Pinheiro defende liberação de sementes geneticamente modificadas

Jonas Pinheiro quer recursos para escoamento da safra de milho

Jonas Pinheiro sugere convocar Congresso e garantir recursos emergenciais para as estradas

JONAS PINHEIRO PEDE MEDIDAS PARA REABILITAÇÃO DO PROÁLCOOL