JONAS PINHEIRO PREGA REAÇÃO À TAXAÇÃO DAS EXPORTAÇÕES



"Devemos demonstrar que não estamos submissos aos designios de terceiros, sejam eles quão fortes forem", afirmou hoje (dia 17) o senador Jonas Pinheiro (PFL-MT), ao defender a necessidade de o Brasil reagir energicamente à taxação iníqua de seus produtos, mesmo adotando medidas de retaliação para compensar os prejuízos sofridos pelos exportadores brasileiros. "Abertura econômica significa troca benéfica para ambos os lados", observou.

Jonas sustentou que os parceiros comerciais brasileiros exigirão sempre maior abertura do Brasil e não facilitarão a venda dos nossos produtos. Em sua opinião, faz-se necessário então que o governo consolide uma política agrícola de longo prazo, a fim de que nossa pauta de exportações consiga disputar mercados em condições de igualdade com os concorrentes.

- O Brasil deve defender uma posição firme e inequívoca nas negociações e adotar, como os outros países, medidas necessárias para salvaguardar seus interesses internos e os de sua população - frisou.

Jonas Pinheiro disse que o Executivo e o Legislativo não devem mais aceitar que nações estrangeiras protejam seus produtos e exijam do Brasil o liberalismo irresponsável de entregar sua produção nas condições que eles exigem, para resguardar seus próprios interesses.

Dizendo-se um parlamentar comprometido com a agricultura, ele pediu que o governo abra espaço para que o agricultor brasileiro participe das negociações comerciais, a fim de não ser mais surpreendido, como aconteceu quando da formalização dos acordos do Mercosul.

O senador assinalou que nesses acordos foram assumidos compromissos prejudiciais à agricultura brasileira, a qual, além de sua crônica escassez de capital, tem de suportar custos financeiros elevadíssimos, dissociados da realidade de outros países. Conforme o parlamentar, os países que mais exigem abertura de nossa economia são exatamente aqueles que mais defendem o seu setor produtivo e os seus empregos.



17/03/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


JONAS PINHEIRO PREGA RECUPERAÇÃO DO SETOR SUCRO-ALCOOLEIRO

MESTRINHO PREGA MOBILIZAÇÃO PARA INCREMENTAR EXPORTAÇÕES

Jonas Pinheiro é homenageado na CDH

Jonas Pinheiro, por ele mesmo

Morre senador Jonas Pinheiro

Jonas Pinheiro defende reestruturação da ADA