Jorge Viana analisa qualidade de vida nas cidades e pede reforma política



O senador Jorge Viana (PT-AC) destacou, nesta segunda-feira (1), o crescimento da renda, a ascensão social e o incentivo ao consumo de veículos como alguns dos fatores que levaram à insustentabilidade das cidades. Ele lembrou que 84% da população vive amontoada nas cidades com um transporte público ineficiente e problemas na educação e saúde.

Jorge Viana assinalou que as manifestações que ocorreram por todo o Brasil não questionam nenhum indivíduo ou partido específico, mas a política como um todo. O senador defendeu uma ampla reforma política e adiantou que apresentará proposta sugerindo, entre outras medidas, a proibição de doação por pessoas jurídicas em campanhas eleitorais, o incentivo a candidaturas avulsas e o fim da obrigatoriedade de um milhão de assinaturas para projetos de iniciativa popular.

- Há uma série de medidas que podemos adotar e que fariam com que o cidadão, que tem o seu voto como um instrumento de participação na democracia, tivesse o seu voto valorizado - disse o senador.

Para Jorge Viana, a reforma política poderia começar a resgatar o respeito perdido pelas casas legislativas. Ele disse acreditar que os parlamentares têm condição de, ouvindo e levando em conta o clamor das ruas, cumprirem com a sua parte.

Em aparte, o senador Alvaro Dias afirmou que a realização de um plebiscito para debater a reforma política tem  um custo muito alto, acrescentando que o Congresso não terá tempo para fazê-lo.

- Nós não temos tempo para esse plebiscito. Todos nós sabemos que a reforma política só pode vigorar se promulgada um ano antes das eleições. Nós não podemos exigir da população que, em um ou dois meses, dê respostas que o Congresso não deu em 20 anos – protestou o senador.

Seleção Brasileira

O senador Jorge Viana pediu um voto de aplauso à Seleção Brasileira, incluindo jogadores e equipe técnica, pela conquista do título de campeão da Copa das Confederações 2013. Ele ressaltou a humildade, a união e a dedicação que conduziram a seleção ao título, afirmando que a equipe conseguiu trazer de volta a paixão de todos pela seleção.

- Acho que a nossa seleção deu um exemplo para todos nós, porque ela ouviu a voz das ruas. Nesse clima de questionamento, de cobrança, a seleção brasileira precisava de uma atitude como essa que eles adotaram. A união, a alegria, a paz e o prazer de ser brasileiro foram visivelmente reconquistados – elogiou.



01/07/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jorge Viana condena corrupção em campanhas e pede reforma política

Jorge Viana: Rio+20 é oportunidade para melhorar qualidade de vida no mundo

Jorge Viana diz que reforma política evitará corrupção nas eleições

Jorge Viana comemora inflação baixa e defende reforma política

Jorge Viana cita reforma política entre prioridades do Congresso

Legislativo deve responder às manifestações com uma reforma política radical, diz Jorge Viana