Jorge Viana assinará petição para registro partidário da Rede Sustentabilidade
O senador Jorge Viana (PT-AC) anunciou em Plenário, nesta sexta-feira (22), que assinará ainda neste dia a petição que tem por objetivo garantir o registro da Rede Sustentabilidade como partido político. Uma das articuladoras do partido é Marina Silva, ex-senadora e ex-ministra do Meio Ambiente, a quem ele chamou de “grande companheira”.
Viana disse que se encontrou com Marina, com quem manteve uma “boa conversa”. Porém, fez questão de esclarecer que a assinatura não afeta sua filiação ao PT, que foi o primeiro partido da ex-ministra. Ou seja, não há nenhuma intenção de mudar de partido.
Ainda de acordo com Viana, a assinatura é um gesto de apoio para que o partido defendido por Marina Silva consiga vencer as barreiras que podem dificultar a legalização da nova agremiação. Marina e seus correligionários precisam de assinaturas pelo menos 500 mil eleitores em diferentes estados do país para conseguir registrar o novo partido. Segundo Viana, a Rede se diferencia dos inúmeros partidos “cartoriais” que proliferam no sistema partidário do país.
- É um partido que tem base e legitimidade social – disse.
Viana mencionou o episódio do encontro acidental que teve há pouco tempo com Marina Silva na Feira do Guará, em Brasília. No dia, Marina e outros ativistas recolhiam assinaturas para garantir o registro da Rede Sustentabilidade. Então, conforme reportagens, Viana teria se negado a assinar a petição. De acordo com senador, houve “distorção” dos fatos.
O senador desejou sucesso para a ex-petista na luta pela consolidação do novo partido. A seu ver, a política brasileira vai ganhar com a chegada da nova agremiação, assim como ocorreu com a criação do PT mais de 30 anos atrás. Viana lamentou que as regras criadas para impedir a proliferação de partidos sem representatividade sirvam, na prática, para “facilitar a vida dos profissionais” que buscam a política para finalidades ilegítimas. Depois, defendeu a reforma política para mudar essa situação.
Em aparte, o senador Paulo Paim (PT-RS) informou que ele e o senador Pedro Simon (PMDB-RS) também assinarão a petição pela criação da Rede.
22/03/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Negar registro à Rede Sustentabilidade é 'situação muito negativa', diz Simon
Rollemberg destaca diretrizes para programa do PSB, PPS e Rede Sustentabilidade
Rede Nacional de Pesquisa debate importância da internet para a sustentabilidade
Sérgio Petecão acusa Tião Viana e pede proteção à Mesa; Jorge Viana defende governador do Acre
TIÃO VIANA PROPÕE REGISTRO PROVISÓRIO PARA MÉDICOS ESTRANGEIROS
Decisão sobre Rede Sustentabilidade já era esperada, diz Renan