Jorge Viana defende inclusão de critério socioambiental em índice ligado ao crescimento econômico



O senador Jorge Viana (PT-AC) voltou a defender em discurso, nesta segunda-feira (14), a substituição do conceito do Produto Interno Bruto (PIB) por outro que leve em conta não só o indicador econômico, mas também o social e o socioambiental.

- O PIB, que foi criado em 1930, é algo do passado. Não tem nenhum sentido no mundo de hoje levar em conta exclusivamente se o país é rico ou pobre. Precisamos de um conceito que possa mensurar melhor o desenvolvimento, se estamos tento melhora na vida das pessoas – propôs o senador.

Jorge Viana afirmou estar “na batalha” para que se obtenha um sucessor para o PIB, especialmente como resultado da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que ocorrerá do dia 20 a 22 de junho no Rio de Janeiro.

- Se incorporarmos no indicador o econômico, o social, e o ambiental, acho que teremos dado um passo importante.

Brasil Carinhoso

O senador aproveitou para falar sobre o lançamento nesta segunda-feira (14) do programa Brasil Carinhoso, voltado às dois milhões de famílias que vivem na extrema pobreza por meio da ampliação do programa Bolsa Família para crianças de zero a seis anos. O programa vai garantir uma renda mensal de R$ 70 por pessoa da família, além da distribuição de vitamina ‘A’ durante as campanhas nacionais de vacinação e do suplemento de ferro nas Unidades Básicas de Saúde.

O valor será pago no cartão do Bolsa Família no mesmo dia em que as famílias já recebem o benefício. Além de aumentar o número de vagas e melhorar a qualidade das creches. No lançamento da ação, será assinado acordo com as prefeituras para a construção de mais 1.500 creches em todo o país. Até o final de 2014, a meta é de seis mil novas creches.

O senador destacou que na cidade de Rio Branco, capital do Acre, existem 10 creches mantidas pela prefeitura e, com a ação do governo federal, serão criadas mais 10, o dobro do que existe atualmente.



14/05/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jorge Viana diz que desafio do Congresso é elaborar pauta para ajudar no crescimento econômico

Jorge Viana: melhora da classificação de risco do Brasil premia crescimento com inclusão

Ideli defende uso da terra como critério de definição do índice de produtividade

Tião Viana destaca crescimento econômico do Acre

Luiz Henrique defende inclusão de critério territorial na distribuição do FPE

Para Jorge Viana, código transforma floresta em ativo econômico