Ideli defende uso da terra como critério de definição do índice de produtividade



A senadora Ideli Salvatti (PT-SC) disse, em discurso nesta quarta-feira (7), que o uso da terra deve ser levado em consideração na definição dos índices de produtividade rural para efeitos de desapropriação em projetos de reforma agrária. Projeto (PLS 202/05) que modifica os critérios de produtividade rural foi aprovado ontem (6) na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado.

A proposta, que voltou à pauta do Plenário, classifica como produtiva a propriedade que atinge graus de eficiência na exploração segundo parâmetros, índices e indicadores fixados periodicamente "com base em estudos científicos" pelos ministérios do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e aprovados pelo Congresso Nacional. A renda gerada pela propriedade rural passaria a ser considerada.

Ideli, porém, sugere que o uso da terra continue como principal critério para a reforma agrária. Ela fez a afirmação ao comentar os dados positivos relacionados à agricultura familiar apontados pelo Censo Agropecuário de 2006, divulgado na última semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ela frisou que, de acordo com o levantamento, 85% dos proprietários são agricultores familiares, que, embora detenham apenas 24,3% da área agriculturável, respondem por 38% do valor total da produção no país.

- São quase R$ 55 bilhões, fruto do trabalho incansável, sol a sol, dessas famílias de agricultores que tocam sua pequena propriedade, numa prova contundente de que elas, inclusive, têm índices de produtividade melhor do que os dos grandes produtores - declarou a senadora.

Ainda citando o Censo Agropecuário, Ideli destacou que as pequenas propriedades são responsáveis por 87% da produção nacional da mandioca e produzem 70% do feijão, 46% do milho, 38% do café, 34% do arroz, 58% do leite, 59% dos suínos, 50% das aves e 30% dos bovinos.

No debate na Comissão de Agricultura, A senadora Serys Slhessarenko (PT-MS) apresentou duas emendas nesse sentido ao substitutivo da senadora Kátia Abreu (DEM-TO) ao PLS 202/05, que regulamenta os dispositivos constitucionais relativos à reforma agrária.



07/10/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Pesquisador da Embrapa sugere mudança de índice de produtividade da terra

Marcos Guerra critica revisão de índice de produtividade da terra

CRA marca para 12h30 decisão sobre índice de produtividade da terra

Representante de produtores rurais defende fim de critério de produtividade

Jorge Viana defende inclusão de critério socioambiental em índice ligado ao crescimento econômico

Aníbal Diniz defende uso do certificado de sustentabilidade como critério de desempate em compras públicas