Jorge Viana destaca importância de Lei de Acesso à Informação




Em discurso nesta terça-feira (19) no Plenário, o senador Jorge Viana (PT-AC) destacou a importância do PL 41/2010, que trata das regras para garantir o acesso à informação de documentos considerados sigilosos, conforme previsto na Constituição Federal. O projeto foi aprovado pela manhã na Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) e pela Comissão de Direitos Humanos (CDH), de onde segue para a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) e para o Plenário.

- Esse projeto garante que qualquer cidadão possa obter informações em órgãos públicos, seja de seu interesse particular ou de interesse coletivo - disse.

Segundo Jorge Viana, o projeto prevê a criação de um serviço de atendimento ao cidadão para informar sobre a tramitação de requerimentos. O projeto também prevê a participação popular sobre o tema, por meio de audiências e consultas públicas. O senador disse ainda que o projeto é importante por tornar disponíveis dados e informações que podem ser úteis a historiadores, pesquisadores e ao cidadão. Para Jorge Viana, é uma oportunidade de o Brasil "conhecer a sua história".

Em aparte, o senador Walter Pinheiro (PT-BA), relator do texto, disse que o PLC 41/2010 não é um "projeto de caça às bruxas", mas trata de transparência e segurança das informações públicas.

- O projeto permite olhar no retrovisor, mas nos orienta a continuar olhando pelo para-brisa - disse Walter Pinheiro.

Segundo Jorge Viana, há um desejo da presidente Dilma Rousseff de que o projeto seja aprovado até o dia 3 de maio, Dia da Liberdade de Expressão. O senador declarou que a data simbólica vai permitir que o Brasil possa "celebrar mais uma conquista da democracia, que é o acesso a informações tidas como sigilosas".

- O mundo vive a democratização da informação. É muito importante que o Senado possa cumprir essa missão e o país possa celebrar mais uma conquista de cidadania - afirmou Viana. 

Dia do Índio

O senador também homenageou o Dia do Índio. Jorge Viana lembrou que no estado do Acre há 14 nações indígenas e ainda existem tribos isoladas. Segundo o senador, "o governo faz questão de manter essas tribos isoladas, como forma de respeito à cultura indígena".

Lula

Jorge Viana ainda relatou sua participação em uma reunião com ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O encontro ocorreu nessa segunda-feira (18), em São Paulo (SP), e tratou de reforma política.

- Com exemplos de derrotas e vitórias, o ex-presidente pode nos ajudar a encontrar um caminho para a reforma política - afirmou.



19/04/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jorge Viana destaca instalação da Comissão da Verdade e vigência da Lei de Acesso à Informação

Helena Chagas destaca importância de acesso à informação e liberdade de imprensa

Jorge Viana destaca importância do sistema de comunicação do Senado

Jorge Viana ressalta importância do filme ‘Xingu’

Representante da CGU destaca importância da tecnologia da informação em investigações

Ministro interino destaca papel da CGU no direito ao acesso à informação