Jorge Viana destaca instalação da Comissão da Verdade e vigência da Lei de Acesso à Informação



Ao comentar a instalação da Comissão Nacional da Verdade, o senador Jorge Viana (PT-AC) afirmou que a presidente da República, Dilma Rousseff, proporcionou aos brasileiros, durante a cerimônia no Palácio do Planalto, “um dos momentos mais bonitos da história recente do Brasil”.

- Somos todos lutadores por esse Brasil livre, com liberdade, com os direitos de todo cidadão garantidos, e a presidente Dilma fez um discurso histórico. Ela conseguiu reunir os ex-presidentes, todos numa mesma solenidade – disse Jorge Viana, referindo-se à presença dos ex-presidentes José Sarney, Fernando Collor, Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Henrique Cardoso.

Na opinião do senador, a instalação da Comissão da Verdade e o início da vigência da Lei de Acesso à Informação são dois acontecimentos históricos e da maior relevância para o país.

- No momento fantástico que o Brasil está vivendo, a lei é uma garantia de que a opção pela democracia é total e absoluta no Brasil – afirmou, chamando a Lei de Acesso à Informação de “Lei da Transparência”.

Jorge Viana explicou que, por exemplo, toda prefeitura de cidade com mais de 10 mil habitantes tem de disponibilizar na internet os dados de suas atividades. Além de todo órgão público ser obrigado a responder a pedidos de informação, acrescentou o parlamentar.

- Penso que esse seja um passo muito importante que o Brasil está dando para o combate à corrupção, para termos as instituições respeitadas pelos cidadãos – avaliou.



17/05/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jorge Viana destaca importância de Lei de Acesso à Informação

Jorge Viana destaca instalação da comissão especial que analisará reforma do Código Penal

Lei do Acesso à Informação e Comissão da Verdade são sancionadas

Dilma sanciona criação da Comissão da Verdade e lei de acesso à informação

Valadares comemora instalação da Comissão da Verdade

Marta Suplicy comemora instalação da Comissão da Verdade