Jorge Viana destaca passagem do Dia Mundial da Água com alerta para risco de escassez
O Dia Mundial da Água, comemorado nesta sexta-feira (22), foi abordado pelo senador Jorge Viana (PT-AC) em Plenário. Ele comentou relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre a disponibilidade desse recurso vital. O senador classificou os dados de “chocantes”. Entre outras informações, Jorge Viana destacou que o planeta conta com 1,4 bilhão de quilômetros cúbicos de reservas de água, mas apenas uma parcela ínfima – 0,3% - é imediatamente utilizável.
Ao defender o uso racional da água, o senador lembrou que os estados brasileiros têm leis estaduais relacionadas ao uso da água e conselhos estaduais de recursos hídricos para responder pela gestão, pelo uso e pela proteção dos mananciais. Afirmou, porém, que o mais importante é o envolvimento direto da sociedade nessa questão.
- Água é a essência, é o recurso mais importante do nosso planeta, ao mesmo tempo abundante e escasso. Mas, essencialmente, o planeta não sobreviverá se não disponibilizar e fizer a boa gestão desse recurso tão importante à vida – alertou.
Como observou Viana, do total das reservas do planeta, apenas 2,5% - ou o total de 35 mil quilômetros cúbicos – são de água doce. Além do mais, cerca de 70% dessa parte é constituída por gelo, que deve ser preservado a bem do equilíbrio climático. Contabilizando ainda as reservas subterrâneas, ele afirmou que o resultado é a margem imediata de 0,3% disponível em rios e lagos.
Em comparação com outros países, disse Jorge Viana, o Brasil está em uma posição privilegiada, com 12% das reservas de água doce do Planeta. Ele, porém, salientou que o recurso é desigualmente distribuído pelo território. Enquanto a Amazônia dispõe de 70% da água doce do país, no Nordeste são apenas 5%.
Depois, ele lembrou reportagem veiculada no dia em rede de TV, mostrando a seca atual e a difícil busca por água em localidades nordestinas, uma tarefa que normalmente cabe às mulheres e crianças.
- Na África é exatamente assim: são crianças e mulheres que ficam o dia inteiro lutando o dia inteiro atrás de água para higiene pessoal, para alimentação e para se manter vivo, para saciar a sede - registrou.
Ao defender o uso racional da água, o senador lembrou que os estados brasileiros possuem leis estaduais de recursos hídricos e conselhos estaduais de recursos hídricos para responder pela gestão e uso dos mananciais. Porém, afirmou que o mais importante é o envolvimento direto da sociedade nessa questão.
22/03/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Jorge Viana alerta sobre risco de desabastecimento no Acre por atraso em obras
CMA analisa projeto sobre advertência para o risco de escassez de água
Aelton Freitas alerta para escassez de água
Teotônio alerta para escassez de água no mundo
Patrocínio alerta para escassez de água potável no planeta
Luiz Henrique alerta para a escassez de água no mundo