Jorge Viana diz que manifestações nas ruas atropelaram a todos



Em pronunciamento nesta quinta-feira (27), o senador Jorge Viana (PT-AC) afirmou que as manifestações nas ruas brasileiras atropelaram a todos, incluindo o governo e a oposição, e forçaram a elaboração de uma nova agenda nacional. Ele parabenizou o presidente do Senado, Renan Calheiros, por colocar em pauta “medidas elogiáveis”.

O parlamentar disse que o Brasil teve duas vitórias na quarta-feira (26): no futebol, contra a seleção uruguaia, e no Senado, com votações importantes, citando, entre outras, o projeto que torna crime hediondo a corrupção. Também elogiou o senador José Sarney (PMDB-AP), autor da emenda que torna hediondo também o crime contra a vida.

Jorge Viana parabenizou a presidente Dilma Rousseff por ter chamado os presidentes das duas Casas do Congresso e líderes partidários para dialogar. O senador observou que o governo não conversava nem mesmo com sua base parlamentar ou com a bancada de seu partido. O parlamentar frisou que o seu partido tem que dar muita atenção ao clamor das ruas, já que surgiu nelas.

Jorge Viana propôs mudanças na legislação eleitoral e partidária, entre elas a proibição de doações por pessoas jurídicas para as campanhas e o estabelecimento de um limite de gastos para os candidatos; o fim das coligações proporcionais; e a criação de barreiras para reduzir o número de partidos, citando, como exemplo, a exigência de filiação de 0,5% dos eleitores, o que, em sua avaliação, não será atingido pelos partidos “de negociata”.

- A reforma política ajuda a resgatar o respeito perdido pelo Senado Federal – afirmou o parlamentar, que ainda manifestou sua satisfação por ter sido aparteado, em seu discurso, pelos senadores Pedro Simon (PMDB-RS), Aloysio Nunes (PSDB-SP) e Cristovam Buarque (PDT-DF).



27/06/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jorge Viana quer medidas contra armas em manifestações

Legislativo deve responder às manifestações com uma reforma política radical, diz Jorge Viana

Para Jorge Viana, manifestações revelam novo Brasil e exigem nova agenda

Jorge Viana cobra dos congressistas ações concretas perante manifestações populares: “não basta ficar discursando”

DataSenado faz pesquisa online sobre manifestações nas ruas

Senadores aprovam ciclo de debates sobre temas das manifestações nas ruas