Jorge Viana quer medidas contra armas em manifestações



O senador Jorge Viana (PT-AC) destacou, nesta terça-feira (11), a importância de o Senado não realizar nenhuma mudança na legislação brasileira que possa ameaçar o direito dos indivíduos se manifestarem. Ele explicou que a livre manifestação é uma conquista do direito democrático, mas condenou a presença de pessoas mascaradas que praticam atos de violência nos protestos.

- Temos que garantir todo aquele que queira se manifestar sozinho ou coletivamente, mas não podemos aceitar que pessoas portem armas. Isso é ferir a Constituição. Andar com rojão, bombas e explosivos é ferir a Constituição.

O senador leu trechos de artigo do jornalista Jânio de Freitas que indica que a morte do cinegrafista Santiago Andrade, atingido por um rojão durante protestos na semana passada no Rio de Janeiro, foi fruto de um assassinato dirigido a um jornalista e não uma obra do acaso.

De acordo com Jorge Viana, desde as manifestações do ano passado, a sociedade pôde identificar grupos com intenções que vão de encontro ao regime democrático. O senador pediu a apuração do caso Santiago Andrade e que os parlamentares avancem na aprovação de propostas que visem evitar atos de violência nas manifestações.



11/02/2014

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jorge Viana diz que manifestações nas ruas atropelaram a todos

Legislativo deve responder às manifestações com uma reforma política radical, diz Jorge Viana

Para Jorge Viana, manifestações revelam novo Brasil e exigem nova agenda

Jorge Viana cobra dos congressistas ações concretas perante manifestações populares: “não basta ficar discursando”

Jorge Viana comemora implementação de medidas do novo Código Florestal

Jorge Viana critica uso da violência contra manifestantes