Jorge Viana reivindica mais políticas públicas para idosos



O senador Jorge Viana (PT-AC) alertou para o crescimento da população idosa no Brasil e a falta de políticas públicas adequadas a pessoas com 60 anos ou mais. Em discurso no Plenário na tarde desta terça-feira (20), o parlamentar ressaltou que ainda há preconceito social contra os idosos, que continuam sendo vítimas de violência das mais variadas formas.

Jorge Viana informou que, em 50 anos, o percentual de velhos na população brasileira aumentou consideravelmente. Em 1960, havia 3,3 milhões de pessoas com mais de 60 anos no Brasil, ou 4,7% da população num universo de 70 milhões de habitantes. Em 2010, quando o país chegou a 190 milhões de habitantes, o percentual saltou para 7,5%, o equivalente 14,5 milhões de brasileiros.

– Brasil tem demonstrado incapacidade de ligar com a conquista da longevidade. Orçamentos das prefeituras, dos governos estaduais e até da União estão longe de dar tratamento adequado a essa população – afirmou.

O senador lembrou que o desafio maior é lidar com idosos de famílias pobres, aqueles que mais sofrem com a falta de políticas públicas e programas condizentes com suas necessidades.

– A velhice é inevitável, mas o sofrimento que às vezes a acompanha pode ser amenizado com valorização, respeito e políticas adequadas. Houve avanços no Brasil, mas ainda há muito a ser feito em benefício daqueles que têm o privilégio de uma vida mais longa – afirmou.



20/11/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jorge Viana sugere mais políticas para fomentar o empreendedorismo

Quintanilha reivindica políticas públicas para o idoso

Walter Pinheiro reivindica políticas públicas para reduzir efeitos da seca

Encontro debate políticas públicas para os idosos

Casildo Maldaner defende políticas públicas para idosos

Mário Couto lamenta falta de políticas públicas para os idosos