Quintanilha reivindica políticas públicas para o idoso
Quintanilha entende que a subcomissão, criada em 1999 no âmbito da Comissão de Assuntos Sociais, tem um importante papel a desempenhar na eliminação do descaso, do preconceito e da discriminação com que os idosos ainda são tratados na sociedade brasileira.
- Assim como temos uma legislação moderna de proteção às nossas crianças e adolescentes, devemos ter, também, um tratamento diferenciado para o idoso, que não pode ser confundido com o paternalismo que temos hoje - disse.
O senador citou palavras do presidente da sociedade Brasileira de Gerontologia, Renato Maia Guimarães, afirmando que, se a atual situação não for modificada, em breve veremos, ao lado das crianças de rua, os idosos de rua. Ele acredita que os idosos podem e devem ser incluídos entre as forças que irão contribuir para a afirmação do Brasil no cenário político mundial.
Para permitir que esse cenário se realize, será preciso implantar programas que permitam aos idosos brasileiros compartilharem com os demais segmentos sociais os conhecimentos e as experiências que acumularam, mas que nossa sociedade teima em desperdiçar, argumentou Quintanilha.
- Aliás, os idosos têm comprovado, através de suas associações, que desejam exatamente isso: participar ativamente das lutas da sociedade, para conquistar sua reinclusão como cidadãos de pleno direto - concluiu.
05/04/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Jorge Viana reivindica mais políticas públicas para idosos
Walter Pinheiro reivindica políticas públicas para reduzir efeitos da seca
Quintanilha reivindica recuperação da BR-153, usada para escoamento das safras
SUASSUNA REIVINDICA POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO PARA O PAÍS
Álvaro Dias reivindica políticas de emprego para o Brasil
Fetag reivindica políticas para a valorização da agricultura familiar