Jorge Viana relata visita ao ex-presidente Lula




O senador Jorge Viana (PT - AC) relatou nesta quinta-feira (1) a visita que fez ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está em tratamento quimioterápico no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, acompanhado do senador Humberto Costa (PT-PE). O senador disse que recebeu de Lula "uma aula de vida", pois o ex-presidente está enfrentando os obstáculos com fé, acompanha as notícias e discute política.

- O ex-presidente Lula está muito bem, tão bem que me animou - disse Jorge Viana, acrescentando que ele e Humberto Costa foram até o hospital para levar o seu apoio ao ex-presidente, mas no fim do encontro, eles é que saíram "energizados".

Segundo Jorge Viana, o ex-presidente se mostrou otimista em relação à vida e ao seu tratamento, ao lado de sua esposa e cercado de familiares e amigos. Ele lembrou que embora Lula esteja enfrentando um problema gravíssimo de saúde, está trabalhando para chegar à cura.

- Claro que é um tratamento doloroso, duro, para enfrentar uma doença complicada. Ele ainda vai ter uma fase delicada no começo do ano, que é a radioterapia, mas como sempre fez na vida, está enfrentando essas dificuldades com fé e confiança - afirmou.

O senador disse ainda que Lula também conversou sobre o setor de saúde no Brasil, dizendo que é preciso fazer mais pelo setor. Segundo ele, o ex-presidente chamou a atenção para o fato de que o atendimento à saúde está mais complexo, diversificado e caro, e que, por isso, é preciso encontrar uma maneira de financiar o setor.

Jorge Viana também falou sobre o novo Código Florestal, assinalando que o seu relatório é resultado de um trabalho coletivo. Ele disse que o Senado tratou com muito equilíbrio o debate sobre a matéria, ouvindo todos os segmentos e garantindo o espaço necessário para todos se expressarem a respeito da matéria. O senador observou que, a partir do novo código, o Brasil poderá ter o maior programa do mundo para tentar evitar a mudança climática.

O senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) elogiou, em aparte, o trabalho de Jorge Viana na relatoria do novo Código Florestal e disse que, como presidente da Comissão de Meio Ambiente (CMA), sentia orgulho de tê-lo indicado para a função de relator. Para ele, foi realizado um trabalho sério, que atende às expectativas do país. A senadora Ana Amélia Lemos (PP-RS) disse que Jorge Viana poderia ficar tranquilo, pois todos sabem da seriedade com que ele tratou a matéria. O senador Blairo Maggi (PR-MT) disse que todos têm o direito de espernear, mas esses também participaram do debate. O senador Wellington Dias (PT-PI) disse que não há uma grande vitória sem uma grande luta.



01/12/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jorge Viana relata encontro com Lula após diagnóstico de cura do câncer

Jorge Viana relata audiência com presidente Dilma sobre demandas do Acre

Jorge Viana manifesta solidariedade com o ex-presidente Lula

Paim e Jorge Viana manifestam confiança na recuperação do ex-presidente Lula

Agrava-se cheia do Rio Madeira, relata Jorge Viana

Jorge Viana relata situação de áreas alagadas no Acre e em Rondônia