Jorge Yanai manifesta apoio aos médicos residentes em greve




O senador Jorge Yanai (DEM-MT) manifestou seu apoio à greve dos médicos residentes brasileiros. De acordo com ele, cerca de 17,5 mil médicos residentes aderiram à greve, representando mais de 80% da categoria.

Os profissionais, afirmou o parlamentar, reivindicam reajuste imediato de 38,7% sobre a bolsa-auxílio atual, que tem o valor de R$ 1.916,45. Pedem ainda melhores condições de formação; pagamento de auxílio-moradia, auxílio-alimentação e adicional de insalubridade; reajuste anual da remuneração; criação da 13ª bolsa-auxílio anual; e aumento da licença maternidade de quatro para seis meses.

Jorge Yanai afirmou que os médicos residentes são responsáveis por 70% dos atendimentos da clientela coberta pelo Serviço Único de Saúde (SUS).

- Os médicos residentes prestam um serviço fundamental ao país e devem ter sua importância reconhecida. Como senador e como médico, manifesto minha tristeza ao ver que o residente não tem seu valor reconhecido - afirmou da tribuna, nesta terça-feira.

O senador afirmou que a paralisação não afetará a prestação de serviços essenciais, com a manutenção dos atendimentos emergenciais e nas unidades de terapia intensiva.

Registro eletrônico

No mesmo pronunciamento, o parlamentar se manifestou contrário à portaria 1.510/09, do Ministério do Trabalho, que estabelece a obrigatoriedade do registro eletrônico de ponto em empresas com mais de 10 funcionários. Segundo ele, a medida vem sendo combatida tanto por entidades empresariais quanto por sindicatos.



17/08/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Assembléia manifesta apoio a reajuste para médicos residentes

Waldemir Moka manifesta apoio à greve dos médicos do SUS

Senadores se solidarizam com médicos residentes em greve

MEC oferece 22% de reajuste para fim de greve de médicos-residentes

Mão Santa pede uma solução para a greve dos médicos residentes

Mão Santa pede solução para greve de médicos residentes