Mão Santa pede uma solução para a greve dos médicos residentes



Ao registrar que os médicos residentes estão em greve desde o último dia 8 e que a paralisação está prejudicando principalmente a população mais pobre do país, o senador Mão Santa (PMDB-PI) pediu ao governo federal que atenda às reivindicações da categoria para que o movimento possa ser encerrado o mais rapidamente possível. Ele também solicitou à líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC), e ao senador Eduardo Suplicy (PT-SP) que intercedam junto aos ministros da Saúde e da Educação na busca de uma solução para o impasse.

A principal reivindicação dos médicos residentes, cuja greve nacional já atinge 19 estados, é um reajuste na bolsa que recebem sem que haja redução nas vagas para residência. Segundo a seção de São Paulo da associação da categoria, 85% dos cerca de 17 mil médicos residentes do país já paralisaram suas atividades.

- Quem faz os hospitais funcionar são os médicos residentes. Eles têm uma bolsa de pouco mais de mil reais que não é reajustada há quase cinco anos. Além do reajuste, os médicos residentes também estão reivindicando que sejam disponibilizados mais docentes e instrutores nos hospitais, pois a categoria não quer apenas ficar como mão de obra barata - afirmou Mão Santa.

O senador pelo Piauí, que foi médico residente no Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro, disse que enquanto a operação padrão promovida pelos controladores de vôo está mobilizando o país, a greve dos médicos não consegue a mesma repercussão. O motivo, na sua opinião, é que a paralisação dos residentes atinge principalmente aos mais pobres, enquanto os atrasos nos aeroportos prejudicam os que têm mais dinheiro.

Em aparte, o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) estimou que mais de 70% do trabalho feito nos hospitais atualmente é de responsabilidade dos médicos residentes. Ele manifestou sua esperança de que o pronunciamento de Mão Santa sirva de alerta para o governo federal no sentido de que uma solução para o problema seja encontrada.

14/11/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mão Santa pede solução para greve de médicos residentes

Zambiasi pede a atenção do governo para as reivindicações dos médicos residentes em greve

Mão Santa pede solução para greve de policiais federais

MEC oferece 22% de reajuste para fim de greve de médicos-residentes

Senadores se solidarizam com médicos residentes em greve

Jorge Yanai manifesta apoio aos médicos residentes em greve