Jorge Yanai pede mais investimento no transporte aquaviário
O senador Jorge Yanai (DEM-MT) afirmou nesta quarta-feira (18) que os rios são as mais baratas, naturais e eficientes vias para escoamento da produção agrícola do interior. Segundo ele, não há meio de transportar cargas pesadas que seja menos custoso e com menor impacto ambiental do que os leitos dos rios.
Apesar de oferecer padrões "incomparáveis" de sustentabilidade ambiental e operacional, acrescentou o senador, o transporte de cargas em rios no Brasil ainda se encontra abaixo do esperado. Ele prometeu lutar para ampliar esse modal de transporte, dotando-o de condições necessárias para sua utilização em larga escala.
Jorge Yanai lembrou que, em maio deste ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei 12.247/10, que inclui no sistema hidroviário nacional as hidrovias dos rios Teles Pires e Juruena, além de redefinir e ampliar os limites de navegação do Rio Tapajós.
O senador disse que a medida atende a antiga reivindicação do povo mato-grossense, que luta agora para prover essas vias fluviais, adjacentes a áreas de grande produção agrícola, da infraestrutura necessária ao transporte de cargas.
A construção de eclusas e demais mecanismos de transposição de níveis - essencial para viabilizar o transporte de cargas - pode representar, na opinião do parlamentar, um grande salto na competitividade da economia mato-grossense.
18/08/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Jorge Yanai pede investimentos em infraestrutura de transporte
Debatedores apontam necessidade de investimento no transporte aquaviário
Criado primeiro Centro de Informação em Transporte Aquaviário
Portos e transporte aquaviário são tema de audiência pública na CI
Jorge Yanai defende investimentos em hidrovias
Antaq detalha fiscalização do transporte aquaviário e atividades portuárias