Jorge Yanai quer incluir produtos da avicultura na Política de Garantia de Preços Mínimos
Apresentado em junho, o Projeto de Lei do Senado (PLS) 192/10 inclui os produtos da avicultura de corte e de postura entre os amparados pela Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM). O autor, senador Jorge Yanai (DEM-MT), afirma na justificação da proposta que o setor enfrenta até hoje dificuldades em virtude da crise financeira internacional de 2008/2009 e da valorização do real em relação ao dólar.
O projeto estabelece que os produtos da avicultura de corte (aves vivas ou carnes) e da avicultura de postura (ovos) terão sua comercialização apoiadas pela PGPM. O preço mínimo desses produtos será instituído anualmente considerando-se os custos estaduais de produção, apurados pelo governo federal em parceria com a iniciativa privada, sindicatos e organizações representativas dos produtores. Esses preços mínimos servirão de referência para financiamentos e demais políticas de comercialização desenvolvidas pelo governo federal.
A matéria também inclui a carne de frango e derivados no rol de produtos distribuídos no Programa de Distribuição de Alimentos (Prodea). Além disso, transforma em permanente a linha de crédito especial que ajuda a financiar o setor desde a crise internacional.
Tramitando na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), onde é relatado pelo senador César Borges (PR-BA), o projeto seguirá para a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), que o apreciará em caráter terminativo.
06/08/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Política de Garantia de Preços Mínimos terá orçamento de R$ 183 mi em junho
Carne suína deve ter amparo da política de garantia de preços mínimos
Conab compra arroz e feijão pela Política de Garantia de Preços Mínimos
Agricultura familiar teve R$ 300 milhões em 2011 para investimento na Política de Garantia de Preços Mínimos
Política de preços mínimos para produtos da sociobiodiversidade será ampliada
Plano safra da agricultura familiar terá garantia de preços mínimos