Jornada Mundial da Juventude é megaevento mais desafiador para segurança pública



VEJA MAIS

Dos eventos internacionais de massa programados para o país, a Jornada Mundial da Juventude deverá se traduzir no maior desafio para o aparato de segurança pública. Dois encontros de jovens católicos estão previstos para acontecer na praia de Copacabana, sendo esperados 1,5 milhão de fiéis em cada dia.

- Será como se tivéssemos dois réveillon dois dias seguidos - comparou o subsecretário extraordinário para grandes eventos do Rio de Janeiro, Roberto Alzir Dias Chaves, durante audiência pública conjunta, nesta quinta-feira (6), das Comissões de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE).

Mas isto não é tudo. A Jornada Mundial da Juventude de 2013, que deverá acontecer de 23 a 28 de julho no Rio de Janeiro, será o primeiro aparição internacional com a do papa Francisco. Além da concentração em Copacabana, está programada uma vigília e uma missa em Guaratiba, na região oeste da cidade, que também deverão atrair milhares de fiéis. Para se antecipar a essa demanda, o aparato de segurança pública do Rio será reforçado por um esquema especial em pontos turísticos, terminais de passageiros e estabelecimentos de hospedagem no período de 9 de junho a 5 de agosto.

- O Rio de Janeiro sediará três jogos e a final da Copa das Confederações (15 a 30 de junho), mas a Jornada Mundial da Juventude será o maior desafio de segurança já enfrentado pelo Rio em sua história, talvez comparado à mobilização para os jogos olímpicos (2016) - comentou Roberto Dias.

Integração

O diretor de operações da secretaria de grandes eventos do Ministério da Justiça, José Monteiro Gomes Neto, também considerou a segurança na Jornada Mundial da Juventude mais desafiadora que a da Copa das Confederações.Garantir segurança, fluidez nos deslocamentos e tranquilidade para as pessoas tem sido a maior dificuldade para quem lida com a gestão de multidões, segundo revelou.

Ambos concordam ainda que a integração das forças de defesa e inteligência nas esferas federal, estadual e municipal é fundamental para o sucesso das ações de segurança nestes megaeventos esportivos e religiosos.

- Não faz sentido passar por estes eventos, adquirir uma grande quantidade de equipamento e tecnologia, se, ao final, não houver o aproveitamento do que foi adquirido para os mesmos. O legado é importante no sentido de reforçar a estrutura permanente de segurança. Não tenho dúvida de que dará outro padrão de atendimento ao combate à criminalidade - avaliou José Gomes Neto.



06/06/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jornada Mundial da Juventude envolverá mais de 20 mil profissionais na segurança

Segurança da Jornada Mundial da Juventude tem balanço positivo

Paulo Davim anuncia Bote Fé Natal, show para divulgação da Jornada Mundial da Juventude

Dornelles manifesta satisfação com escolha do Rio de Janeiro para sediar Jornada Mundial da Juventude Católica

Governador recebe peregrinos da Jornada Mundial da Juventude

Paulo Paim saúda Jornada Mundial da Juventude