Jornada Mundial da Juventude envolverá mais de 20 mil profissionais na segurança
Para garantir a segurança na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), o efetivo de policiais, agentes municipais e militares deverá chegar a mais de 20 mil pessoas. O evento acontecerá no Rio de Janeiro entre os dias 23 e 28 de julho e deverá reunir cerca de 2,5 milhões de pessoas.
Dentre os encontros que mais deverão atrair público para a JMJ estão a Missa de Abertura (na terça-feira, 23, à tarde), a acolhida ao Papa (na quinta-feira, 25, à tarde) e a Missa de Encerramento (no domingo, 28, pela manhã). Os dois primeiros serão no bairro de Copacabana e, pelo acesso mais fácil, poderão atrair até 2 milhões de pessoas, segundo expectativas dos realizadores do evento. Policiais militares, federais e a guarda municipal farão a segurança no bairro da Zona Sul carioca. O evento terminará domingo no bairro de Guaratiba, Zona Oeste do Rio de Janeiro, com público esperado de 1,5 milhão de pessoas. A segurança do Papa será feita por policiais federais, policiais rodoviários federais e militares.
Os contingentes do Exército, Marinha e Aeronáutica deverão atuar na segurança de instalações estratégicas da cidade (como centrais de energia elétrica, telecomunicações e água) e cerca de 5 mil militares protegerão os eventos de Guaratiba. A estratégia do Exército no local da última missa envolve 95 torres de observação e 36 câmeras, que enviarão imagens para um centro de comando e controle próximo.
Segundo a assessoria de comunicação do Ministério da Defesa, a característica de possíveis protestos na JMJ deve ser diferente da que se viu na Copa das Confederações, já que o evento incita menos o surgimento de bandeiras políticas. Há preocupação com manifestações de grupos que discordam de posições da Igreja Católica, mas elas devem acontecer de maneira pacífica e em respeito à multidão que já estará nas ruas acompanhando o evento.
Desde 2012, o governo federal vem investindo em novos centros de controle, treinamentos técnicos, aquisições de equipamentos, controle das fronteiras e integração de instituições de proteção civil. O planejamento destina cerca de R$ 1,9 bilhão do orçamento para a segurança pública até 2014.
Violência contra menores
- Brasil lança campanha contra tráfico de pessoas
- Brasil lança campanha contra exploração sexual de crianças e adolescentes
03/09/2013 18:49
Artigos Relacionados
Jornada Mundial da Juventude é megaevento mais desafiador para segurança pública
Segurança da Jornada Mundial da Juventude tem balanço positivo
Segurança da Conferência Rio+20 envolverá efetivo de 15 mil profissionais
Governador recebe peregrinos da Jornada Mundial da Juventude
Paulo Paim saúda Jornada Mundial da Juventude
Jornada Mundial da Juventude teve cerca de 4.700 atendimentos em saúde