Jornalistas da África do Sul conhecem padrão nipo-brasileiro de TV Digital
O Ministério das Comunicações (MC) recebeu uma comitiva de jornalistas sul-africanos para conhecer a experiência nacional de implantação do padrão nipo-brasileiro de TV Digital ISDB-T. Durante o encontro, foram discutidas as vantagens do sistema em comparação com os demais existentes atualmente no cenário mundial.
Segundo o assessor da Secretaria de Telecomunicações do MC, Flávio Lenz, o Brasil optou pelo ISDB-T para disponibilizar aos cidadãos brasileiros uma tecnologia que oferecesse não apenas TV com imagem em alta definição, mas também com interatividade e mobilidade. Também foram citadas no encontro novas oportunidades que a TV Digital trará aos países, tanto no aspecto social, da inclusão digital, quanto para o mercado local. A comitiva da África do Sul chegou ao Brasil na última quinta-feira (12).
Lenz afirmou que tanto Brasil quanto Japão têm se colocado à disposição para cooperar com os países que escolhem o ISDB-T, garantindo a implantação do sistema de forma muito mais ágil do que vem acontecendo em países que optaram por outros sistemas.
Durante a visita, os jornalistas sul-africanos puderam tirar dúvidas referentes aos custos e à estabilidade do sistema nipo-brasileiro. A expectativa é que o padrão ISDB-T não sofra alterações a médio prazo, pois a flexibilidade do sistema já permite evolução sem implicar na criação de legados, o que não acontece com o padrão americano, por exemplo.
O grupo de jornalistas também visitou a Casa Civil, a Anatel, a Universidade Presbiteriana Mackenzie e emissoras de TV. A África do Sul é um dos países da região da África Austral, bloco formado por 15 países, que deve se reunir até setembro para decidir qual padrão de TV Digital será adotado na região.
Fonte:
Ministério das Comunicações
13/08/2010 17:04
Artigos Relacionados
África Austral pode adotar padrão nipo-brasileiro de TV Digital
Filipinas adota padrão nipo-brasileiro de TV digital
Honduras adota padrão nipo-brasileiro de TV digital
Bolívia também terá padrão nipo-brasileiro de TV digital
Japão completa transição da TV analógica para digital, no padrão nipo-brasileiro
Brasil divulga na África o modelo nipo-brasileiro de TV Digital