Filipinas adota padrão nipo-brasileiro de TV digital



 

O governo das Filipinas confirmou a utilização do padrão nipo-brasileiro ISDB-T (Integrated Services Digital Broadcasting - Terrestrial)  para transmissão de televisão digital terrestre. A adoção foi anunciada pela Comissão Nacional de Telecomunicações das Filipinas, após uma reunião pública realizada no dia 29 de outubro. Há dois anos, com a aprovação oficial da tecnologia, a Comissão recebeu orientação para examinar a possibilidade de usar DVB-T2, mas o sistema europeu foi novamente rejeitado.

Até o final de novembro, a Comissão emitirá uma circular formal sobre a adoção. Com isso, o ISDB-T já é utilizado por 15 países. Uruguai, Argentina, Paraguai, Chile, Bolívia, Peru, Equador, Venezuela, Costa Rica, Botsuana, Guatemala e Honduras também já optaram pelo ISDB-T, além de Brasil e Japão.

O padrão nipo-brasileiro proporciona maior qualidade da imagem e do som, possibilita a interatividade com o telespectador e acesso por dispositivos móveis, como celulares, tablets e aparelhos GPS. Outra vantagem do sistema é que o Brasil e o Japão oferecem oferta de capacitação tecnológica e transferência de tecnologia aos países que optam pelo sistema.

 

Fonte:

Ministério das Comunicações



05/11/2013 16:13


Artigos Relacionados


Honduras adota padrão nipo-brasileiro de TV digital

Jornalistas da África do Sul conhecem padrão nipo-brasileiro de TV Digital

Bolívia também terá padrão nipo-brasileiro de TV digital

África Austral pode adotar padrão nipo-brasileiro de TV Digital

Japão completa transição da TV analógica para digital, no padrão nipo-brasileiro

Africanos vêm conhecer sistema de TV digital nipo-brasileiro