José Alencar deverá ser cremado em Minas
A família do ex-vice-presidente José Alencar deverá informar ainda na tarde desta quarta-feira (30) que atendeu ao desejo por ele expressado em vida de ser cremado. De Brasília, o caixão será levado, nesta quinta-feira (31) para Belo Horizonte, onde será velado, a partir das 9h, no Palácio da Liberdade. Às 13h, o féretro seguirá para o crematório Renascer, em Contagem.
A cerimônia de cremação, às 14h, deverá ser fechada, com a presença apenas dos familiares mais próximos. Ainda na noite desta quarta-feira (30), será celebrada uma segunda missa de corpo presente, desta vez, na presença da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que já estão num avião rumo a Brasília, vindos de Portugal.
A primeira missa foi celebrada nesta manhã, no Salão Negro do Palácio do Planalto, pelo núncio apostólico no Brasil, dom Lorenzo Baldisseri, e cocelebrada pelo administrador apostólico da Arquidiocese de Brasília, dom Waldemar Passini Dalbello. Encerrada a cerimônia, o povo que aguardava na Praça dos Três Poderes foi autorizado a subir a rampa de mármore, a fim de levar seu último adeus ao líder político.
Por determinação de Dilma Rousseff, José Alencar está sendo homenageado com honras de chefe de estado, o que consiste em especial distinção. O último político velado assim no Planalto foi o presidente eleito e não empossado Tancredo Neves, em 1985.
30/03/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Corpo de José Alencar é cremado em Belo Horizonte
Corpo de José Alencar será cremado em Belo Horizonte nesta quinta
Corpo de José Alencar é cremado em Belo Horizonte e País encerra cerimônia de adeus ao ex-vice-presidente
Corpo de José Alencar já está em Minas
JOSÉ ALENCAR PROPÕE SOLUÇÃO PARA O IMPASSE ENTRE OS GOVERNOS FEDERAL E DE MINAS GERAIS
Vídeo | José Alencar é homenageado na entrega do prêmio José Ermírio de Moraes