José Eduardo Dutra: cinco partidos questionam norma eleitoral no STF



O senador José Eduardo Dutra (PT-SE) informou em Plenário, nesta terça-feira (12), que PT, PPS, PC do B, PL e PSB entraram no Supremo Tribunal Federal (STF) com uma ação direta de inconstitucionalidade (Adin) contra a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que obriga as coligações partidárias estaduais a seguirem a coligação para a Presidência da República.

A chamada "verticalização das coligações", na opinião de José Eduardo Dutra, demonstra que o Tribunal Superior Eleitoral "quer tutelar ações de âmbito político passando por cima das prerrogativas do Poder Legislativo".

- A lei que vigorou nas eleições de 1998 se manteve inalterada até esse ano, e não caberia, de forma alguma, ao TSE introduzir num período eleitoral novos procedimentos para as alianças, o que significa profundas mudanças de última hora nas regras do jogo - afirmou.

José Eduardo Dutra informou que está em tramitação no Senado proposta de emenda constitucional para revogar a decisão do TSE, elaborada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) que será votada, provavelmente, na sessão da comissão desta quarta-feira (13). A proposta tem como relator o senador José Fogaça (PPS-RS). Há também, acrescentou, projeto de decreto legislativo, do senador Renan Calheiros (PMDB-AL), que está tramitando em regime de urgência sobre o mesmo assunto.

- O Congresso Nacional, e em particular o Senado Federal, têm tomado algumas iniciativas no sentido de prevalecer a vontade dos legisladores - concluiu o parlamentar.



12/03/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


José Eduardo Dutra lamentou declarações de FHC

JOSÉ EDUARDO DUTRA QUE REDISCUTIR PRIVATIZAÇÃO DA TELEFONIA

JOSÉ EDUARDO DUTRA QUE REDISCUTIR PRIVATIZAÇÃO DA TELEFONIA

JOSÉ EDUARDO DUTRA QUE REDISCUTIR PRIVATIZAÇÃO DA TELEFONIA

SEBASTIÃO ROCHA HOMENAGEIA JOSÉ EDUARDO DUTRA

Valadares registra homenagem a José Eduardo Dutra