José Eduardo Dutra lamentou declarações de FHC



O líder do Bloco Oposição, senador José Eduardo Dutra (PT-SE), disse nesta quinta-feira (dia 8) que considera lamentável a postura do presidente da República de não admitir a criação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar denúncias de corrupção que envolvem também o Executivo. Fernando Henrique disse hoje que irá considerar desleal os parlamentares da base do governo que apoiarem essa CPI. Para Dutra, o presidente adota adote comportamento igual aos que o próprio Fernando Henrique tanto condenou na época da ditadura.

Dutra disse que é obrigação dos parlamentares preservarem a credibilidade do Legislativo. "Entendemos que criar uma CPI é questão estrita do Senado e da Câmara. Vamos insistir para que o Congresso Nacional utilize a plenitude das suas prerrogativas: investigar não só o Executivo, mas também o próprio Congresso", afirmou.

O pedido de criação da CPI contava, até a tarde desta quinta-feira, com 19 assinaturas no Senado e 109 na Câmara. São necessárias 27 e 164, respectivamente, para que a comissão seja instalada. "Do ponto de vista aritmético, a oposição tem apenas 16 representantes. Mas já tivemos promessas de assinaturas de senadores da base governista. Eles entendem que está em jogo a imagem do Senado. Os governos passam, a instituição fica", afirmou o senador petista.

08/03/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


José Eduardo Dutra rebate declarações de Fernando Henrique

JOSÉ EDUARDO DUTRA QUE REDISCUTIR PRIVATIZAÇÃO DA TELEFONIA

JOSÉ EDUARDO DUTRA QUE REDISCUTIR PRIVATIZAÇÃO DA TELEFONIA

JOSÉ EDUARDO DUTRA QUE REDISCUTIR PRIVATIZAÇÃO DA TELEFONIA

SEBASTIÃO ROCHA HOMENAGEIA JOSÉ EDUARDO DUTRA

Valadares registra homenagem a José Eduardo Dutra