José Gomes destaca a redução do desemprego na RM
José Gomes diz que taxa anual cai após quatro anos de elevação
O deputado José Gomes disse que pela primeira vez desde 1996, caiu o índice anual de desemprego na Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA). A taxa média de desemprego total, que era de 19% em 1999, baixou para 16,6% em 2000. Os dados são da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) que aponta, também, o crescimento de 5,7% no nível médio de ocupação, o melhor desempenho observado desde 1993, quando a PED passou a ser realizada pela Fundação de Economia e Estatística, em conjunto com o DIEESE.
O setor de serviços, seguido pela indústria - especialmente a calçadista - foi o principal responsável pelo aumento da ocupação. "Confirmamos nesta retrospectiva uma tendência positiva e alentadora, representada por uma expressiva redução na taxa de desemprego. A expectativa é a taxa chegar a 13% neste ano de 2001", salientou o
deputado, lembrando que a PED referente ao mês de dezembro do ano passado apresenta taxa de 15%.
Segundo José Gomes, outro aspecto importante revelado pela PED é o rendimento anual médio dos trabalhadores ocupados, que apresentou uma variação positiva de 0,5% no período, após ter declinado por dois anos consecutivos. De acordo com ele, com esse desempenho, em valores absolutos os ocupados receberam, em média, R$ 685,00 no ano passado. Ele também revelou que os trabalhadores autônomos foram os que mais perderam renda.
Já no aspecto da evolução da força de trabalho, explica o parlamentar, a População Economicamente Ativa (PEA) cresceu 2,8%, ficando estimada em 1 milhão 675 mil pessoas. Por sexo, registrou-se crescimento tanto para homens quanto para mulheres, embora a mão-de-obra feminina tenha apresentado crescimento mais acentuado, elevando sua taxa de participação para 49,7%. Por faixa etária, a elevação foi verificada apenas na taxa dos mais jovens, com idade entre 10 e 17 anos (de 18,3% para 18,8%) e entre os indivíduos com 40 anos e mais (53% para 53,9%). Por cor, as pessoas classificadas como brancas aumentaram a sua participação, passando de 58,2% para 58,9%. Por outro lado, a taxa dos não brancos recuou para 58,6% contra 59,5% registrada em 1999.
A PED também é realizada em convênio com a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) e a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade).
Jornalista Stella Máris Valenzuela - 4983
03/27/2001
Artigos Relacionados
SESSÃO PLENÁRIA/José Gomes destaca crescimento industrial do Estado
José Pimentel destaca redução do déficit habitacional
José Gomes participa de entrega de viaturas
Para Gomes, redução das autuações desmente tese da oposição sobre multas
José Gomes propõe participação no desmonte do narcotráfico
Deputado José Gomes diz que Busatto confunde a população