José Pimentel destaca redução do déficit habitacional



Em pronunciamento nesta quinta-feira (26), o senador José Pimentel (PT-CE) apontou a redução do déficit habitacional das famílias de baixa renda, citando dados da Caixa Econômica Federal que indicam a formalização de 1,231 milhão de contratos de financiamento imobiliário em 2010. Em 2011, já foram registrados 403,7 mil contratos até o presente momento, o que aponta o acerto da política habitacional adotada pelo governo nos últimos anos, disse o senador.

De 2007 a 2010, afirmou José Pimentel, o crédito concedido às pessoas físicas beneficiou 971 mil famílias com a aquisição ou reforma de unidades habitacionais, sendo que mais de R$ 38 bilhões foram investidos pela instituição em uma política habitacional voltada às camadas mais pobres da população.

José Pimentel ressaltou que esse valor não inclui os gastos do programa Minha Casa, Minha Vida, que em 2010 atingiu mais de um milhão de moradias. O senador lembrou que o Senado aprovou recentemente a Medida Provisória 514/10, que redefine as metas do programa para os próximos anos, quando deverão ser construídas mais de 2 milhões de moradias em todo o país.

Em aparte, o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) defendeu a extensão do Minha Casa, Minha Vida para o meio rural. Segundo ele, a medida poderia contribuir para a redução de migrações para as zonas urbanas.

Em resposta, José Pimentel disse que está em andamento no governo federal um programa de regularização fundiária, o que irá contribuir para a extensão futura do programa ao meio rural. O senador ressaltou ainda que os feirões que vêm sendo promovidos pela Caixa também contribuem para a redução do déficit habitacional no país. Em sua edição mais recente, segundo ele, 411 mil moradias foram vendidas pelo Banco no Ceará.



26/05/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ademir propõe redução do déficit habitacional

Estudo aponta redução no déficit habitacional no país

José Pimentel apoia redução de juros e elogia condução da economia brasileira

José Pimentel destaca progresso de Fortaleza

José Pimentel elogia queda dos juros e defende redução em até três pontos percentuais

José Pimentel destaca os 38 anos de criação da Embrapa