José Jorge classifica de mentira promessas que Lula teria feito em Recife
O senador José Jorge (PFL-PE) classificou de "enganação, pura mentira e empulhação" as promessas feitas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Recife segundo as quais fará uma reforma política e colocará em prática um plano de desenvolvimento para o Nordeste, caso seja reeleito. O senador pernambucano opinou que, se realmente o presidente tivesse interesse na reforma política e no desenvolvimento do Nordeste, teria feito algum esforço para isso nos três anos e meio de mandato que já cumpriu.
- Até mesmo essa reforma política mais simples aprovada pelo Congresso foi iniciativa do presidente do PFL, o senador Jorge Bornhausen (SC). A base no governo, principalmente na Câmara dos Deputados, fez tudo para que a proposta não fosse aprovada. Durante seu mandato Lula não tomou nenhuma iniciativa sobre reforma política. Agora, em cima da eleição, vem dizer que a fará, se for reeleito - afirmou José Jorge.
Sobre a promessa que o presidente teria feito de um plano de desenvolvimento para o Nordeste, José Jorge destacou que a única iniciativa do governo federal neste sentido, a recriação da Sudene, não saiu do papel. Ele informou que o presidente Lula chegou a encaminhar um projeto para o Congresso em regime de urgência sobre o assunto, mas logo em seguida mandou retirar a urgência na tramitação da matéria.
Mesmo com tramitação normal, lembrou o senador por Pernambuco, o Senado aprovou uma versão melhorada da proposta de recriação da Sudene. De acordo com o senador, "a matéria foi para a Câmara e está novamente engavetada". Um outro projeto, o da transposição do Rio São Francisco, que divide a região, acrescentou José Jorge, também não foi concretizado.
24/07/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Arthur Virgílio cobra e Garibaldi esclarece supostas ameaças que Lula teria feito ao Congresso
JOSÉ JORGE SE SOLIDARIZA COM POPULAÇÃO DO RECIFE
Jorge Viana classifica de irresponsáveis acusações de Marcos Valério contra Lula
José Jorge defende a retomada das obras do metrô em Recife
José Jorge pede liberação de recursos para abastecimento de água em Recife
José Jorge comenta apoio de Collor a Lula e diz que José Dirceu pode voltar ao governo