Jorge Viana classifica de irresponsáveis acusações de Marcos Valério contra Lula
O senador Jorge Viana (PT-AC) classificou como “irresponsáveis” as acusações contra o ex-presidente Lula, feitas pelo publicitário Marcos Valério à Procuradoria Geral da República e divulgadas pelo jornal O Estado de S. Paulo ao longo da semana. O senador afirmou que o ex-presidente fez um excelente governo, reconhecido nacional e internacionalmente, e atuou no combate à corrupção. Jorge Viana disse que Lula "não merece agora ter sua biografia manchada com acusações infundadas".
Jorge Viana salientou que Marcos Valério foi condenado pela Justiça por estar comprovadamente envolvido em “malfeitos”, não só no período do governo do PT, mas também do governo anterior. E ressaltou que o mensalão já foi amplamente investigado, denunciado e agora tem o seu julgamento na fase final.
- Não sei por que cargas d’água, alguns agora tentam fazer um prosseguimento de algo que já está, pode-se dizer, prestes a transitar em julgado. E foi o que ocorreu nesta semana com denúncias feitas e com repercussão fora do comum, por conta de ilações de pseudo-depoimento, que pessoas ligadas ao próprio Judiciário dizem que não tem nenhum fundamento e que é creditado ao senhor Marcos Valério, que tem mais de 40 anos de condenação – criticou.
O senador elogiou a postura da presidente Dilma Rousseff, pela “fala firme”, dizendo lamentar profundamente essas "tentativas de se atingir o ex-presidente Lula". Para Viana, não seria só Marcos Valério que estaria tentando desmoralizar ou atingir o ex-presidente, mas “grupos orquestrados” da oposição.
Jorge Viana destacou que se Lula não fosse “o democrata que é”, não teria feito no Ministério Público, nos tribunais superiores e na Polícia Federal as "composições que foram feitas", necessárias para se ter um país "livre da corrupção".
- O presidente Lula foi correto. Ele não usou da popularidade que só ele alcançou na história do país para fazer casuísmos. Mas nada disso satisfez e satisfaz a gana de alguns que não o aceitaram na Presidência, que não aceitam a biografia de um retirante nordestino fazendo o governo de sucesso que fez, fazendo o governo de sucesso que fez – afirmou.
Anibal Diniz
Jorge Viana também parabenizou o colega Anibal Diniz (PT-AC) pelo aniversário de 50 anos, celebrados nesta quinta-feira (13). O senador afirmou que Diniz ganhou um "presente especial" ao assumir, nesta tarde, a presidência do Senado Federal. Com as viagens da presidente Dilma Rousseff à Rússia, do vice-presidente Michel Temer à Lisboa e do presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, a Lisboa; o presidente do Senado, José Sarney assumiu a Presidência da República, deixando para o vice, Anibal Diniz, o comando do Senado. Ele ficará no cargo até o próximo sábado (15).
- Eu acho que é um belo presente para uma carreira, para uma biografia que eu pude ver ser escrita com gestos, com atitudes da maior dignidade, sempre vinculados à ética e ao procurar servir, mas servir no sentido ético e não se servir. Servir sempre tentando e pensando e objetivando o bem comum - declarou.
13/12/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Jorge Viana afirma que Lula não teve encontros com Marcos Valério
Vanessa Grazziotin defende Lula de acusações de Marcos Valério
Alvaro Dias pede convocação de Marcos Valério para explicar denúncia contra Lula
Benedito de Lira defende Lula de acusações de Valério
CMA rejeita convocação de Marcos Valério para explicar declarações sobre Lula
Jucá classifica como blefe acusações contra programa nuclear brasileiro