José Jorge critica programa de televisão do PT no horário eleitoral
O senador José Jorge (PFL-PE) fez críticas em Plenário, nesta quinta-feira (17), à campanha para a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, veiculada pelas emissoras de TV durante o horário eleitoral. José Jorge condenou a exibição de fotos de obras que, segundo o senador, sequer foram iniciadas, como uma refinaria de petróleo em Pernambuco. Ele considerou ainda a retirada da estrela vermelha da campanha petista, verificada no primeiro programa eleitoral, como um tentativa indevida de Lula de se descolar do seu partido.
Ressaltando a forte ligação de Lula com o Partido dos Trabalhadores, José Jorge lembrou que o presidente, o petista mais ilustre em sua avaliação, foi solidário com muitos correligionários envolvidos nos escândalos de corrupção ocorridos em seu governo.
- Lula nunca se afastou do ministro José Dirceu e sempre foi solidário com o que ele realizou. O Waldomiro Diniz, que foi filmado pedindo dinheiro de bicheiro, também não foi demitido. Ele pediu demissão. E está aí o Diário Oficial [da União] que pode ser verificado - disse.
O senador censurou ainda a participação do publicitário Duda Mendonça na campanha à reeleição de Lula, conforme noticiado pela imprensa na quarta-feira (16). Ele considerou inadmissível a presença de Duda, uma vez que o publicitário está sendo processado por ter recebido, em contas no exterior, US$ 10 milhões relativos à última campanha de Lula.
Em aparte, Sibá Machado (PT-AC) considerou irrelevante o fato de a estrela do PT estar ou não sendo veiculada no material de propaganda eleitoral da campanha do presidente Lula. Para Sibá, mais importante é a discussão de temas sobre o futuro do país. Em resposta a Sibá, José Jorge discordou, lembrando que os eleitores deverão se basear sobretudo nos programas televisivos para decidir seu voto.
Heráclito Fortes (PFL-PI), em aparte, manifestou seu apoio ao discurso de José Jorge. Ele recomendou aos eleitores que visitem a página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na Internet para comparar os gastos da campanha atual do PT para a Presidência com a de 2002.17/08/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
José Jorge acusa Lula de ter mentido sobre obras no horário eleitoral
Horário eleitoral gratuito nas emissoras de rádio e televisão começa nesta terça (21)
José Jorge critica programa Primeiro Emprego
José Jorge critica programa de bolsas para o ensino superior
Jorge Viana critica mudança de fuso horário no Acre
Sibá acredita na fórmula do programa de Lula para o horário eleitoral