José Jorge critica reunião secreta do presidente Lula
O senador José Jorge (PFL-PE) criticou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva por ter tentado esconder da imprensa reunião que realizou na Granja do Torto com governadores, prefeitos, ministros e líderes do PT no Congresso. Além de determinar à sua Secretaria de Imprensa e Divulgação que informasse aos jornalistas que não tinha saído do Palácio do Alvorada (residência oficial do presidente), Lula teria dado orientação para que a bandeira brasileira do Alvorada fosse hasteada. Tradicionalmente, a bandeira hasteada indica a presença do presidente naquele local.
- Esse é um fato grave. Acho que um presidente da República não pode participar de reuniões secretas, que a população não possa saber o que está sendo tratado. Foi um desrespeito à imprensa nacional, aos jornalistas que perdem seus finais de semana, que ficam de plantão nas redações para cobrir as atividades do presidente. Em meu nome e em nome do PFL quero me solidarizar com a mídia nacional - afirmou José Jorge.
Na avaliação do senador por Pernambuco, depois desse episódio não será mais possível confiar nas informações da Secretaria de Imprensa da Presidência da República. Ele também comentou que o governo está se especializando em pedir desculpas. José Jorge enumerou que primeiro foi o caso dos aposentados com mais de 90 anos, que tiveram seus benefícios cortados e foram obrigados a enfrentar filas para se recadastrar, depois foi a promessa de emitir medida provisória para corrigir o veto à lei que estendia recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) às Associações de Pais e Amigos de Excepcionais (Apaes).
25/11/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
José Jorge critica política educacional do governo Lula
José Jorge critica acolhida de Lula a Bolívia e Venezuela
José Jorge: reunião de Lula e ministros serviu para especular sobre novos ministérios
Heráclito critica o presidente Lula e elogia José Alencar
Simon critica José Dirceu e Lula: 'Governo paralelo enfraquece a presidente'
José Jorge comenta apoio de Collor a Lula e diz que José Dirceu pode voltar ao governo