Heráclito critica o presidente Lula e elogia José Alencar
Em discurso no Plenário nesta sexta-feira (19), o senador Heráclito Fortes (DEM-PI) elogiou o trabalho do vice-presidente da República, José Alencar, e criticou a atitude do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em relação às negociações com o Congresso para aprovar a proposta de emenda à Constituição (PEC) que prorroga a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) até 2011.
- Nós, da oposição, tivemos aquele encontro proveitoso com o vice-presidente da República, um passo delimitador sobre o qualdeve-se louvar acima de tudo a humildade do vice-presidente José Alencar, ao ouvir por mais de quatro horas opiniões contrárias as suas,sem interromper o interlocutor - declarou Heráclito Fortes.
O representante piauiense afirmou que todas as dificuldades para aprovar a PEC da CPMF no Senado foram criadas pelo governo Lula. A proposta, segundo ele, poderia ter sido negociada já na Câmara dos Deputados, com a previsão de uma redução gradativa da contribuição. Isso, porém, não ocorreu, na opinião de Heráclito, por arrogância do Governo.
O senador pelo Piauí também criticou as declarações feitas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Angola sobre o comportamento dos representantes do DEM em relação à prorrogação da CPMF. O senador disse que Lula ficou com ciúmes do sucesso do vice-presidente nas negociações com os parlamentares.
Em aparte,o líder do PMDB, senador Valdir Raupp (RO), disse que há condições para continuar as negociações tanto com o vice-presidente José Alencar como com o presidente Lula. Raupp lembrou que ele próprio apresentou emendas para que a CPMF somente seja paga acima de determinada faixa salarial (R$ 2.500), o que isentaria cerca de 60% dos contribuintes.Dessa forma, segundo ele, somente as pessoas de renda mais alta pagariam a contribuição.
Governo FHC
Em entrevista concedida ao chegar no Senado sobre o mesmo assunto, Heráclito, que é presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), disse estar interessado em saber o que foi que mudou na posição do PT com relação à CPMF. No seu entender, o que o governo Lula está fazendo agora é santificar Fernando Henrique Cardoso, o criador dessa contribuição.
- Porque a CPMF, criada por Fernando Henrique, que era um demônio àquela época, tornou-se agora a salvação? Nós sabemos que a questão da saúde no Brasil não é questão financeira, mas questão de gestão, de administração dos recursos. É só examinar a arrecadação dos últimos cinco anos e observar quanto foi para a saúde e quanto foi desviado para outros fins.
Geraldo Sobreira com informações de Teresa Cardoso
19/10/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Heráclito elogia Alencar e critica o presidente da República
José Jorge critica reunião secreta do presidente Lula
Simon critica José Dirceu e Lula: 'Governo paralelo enfraquece a presidente'
Para Heráclito, Lula não gostou do sucesso de Alencar no Senado
Solenidade contará com Lula e José Alencar
Valadares elogia atitude de José Alencar