JOSÉ JORGE DESTACA A ATUALIDADE DE NABUCO



"Um exemplo a seguir", disse o senador José Jorge (PFL-PE), ao relembrar a vida e a obra de Joaquim Nabuco, patrono da cultura pernambucana. O senador foi autor do requerimento que deu origem às homenagens a Joaquim Nabuco, pelos 150 anos de seu nascimento, e à Fundação Joaquim Nabuco, pelos 50 anos de sua criação, prestadas nesta quinta-feira (dia 21) no plenário do Senado Federal.
José Jorge ressaltou o rigor ético de Nabuco e as lições da melhor política que deu em sua época, ao pregar o fim da exclusão social. O senador lembrou ainda o ingresso de Nabuco na Academia Brasileira de Letras, comentando suas obras, como Um Estadista do Império, que José Jorge considera uma obra-prima da literatura política.
- Não se recusa a Nabuco, escritor, político, diplomata, intelectual, abolicionista, cidadão, o fato de ingressar na história como exemplo de homem invulgar, pela aguda inteligência e inestimáveis serviços que prestou à nacionalidade - disse.
José Jorge ressaltou, ainda, a atualidade das idéias de Joaquim Nabuco, lembrando que ele foi um pioneiro do trabalhismo e defendeu reformas complementares à abolição da escravatura, juntando à questão da emancipação dos escravos a democratização do solo.
- A propriedade não tem somente direitos, tem também deveres, e o estado de pobreza entre nós, a indiferença com que todos olham a condição do povo, não faz honra à propriedade, como não faz honra ao Estado - disse José Jorge, citando Joaquim Nabuco.
O senador falou também sobre a Fundação Joaquim Nabuco, idealizada para estudar as condições de vida do trabalhador da região agrária do Nordeste e do pequeno lavrador, visando ao melhoramento dessas condições. Relembrando a sua criação, por Gilberto Freyre, "outro pernambucano notável", José Jorge disse que a Fundação tem feito jus ao nome de Joaquim Nabuco, prestando 50 anos de profunda dedicação ao país.

21/10/1999

Agência Senado


Artigos Relacionados


Homenagem destaca atualidade das ideias de José Bonifácio

José Jorge destaca avanços da reforma do Judiciário

José Jorge destaca documento do Comitê Parlamentar da Unctad

José Jorge destaca contribuição do jornalista para a educação

JOSÉ JORGE DESTACA PARTICIPAÇÃO DE BARBOSA LIMA NA HISTÓRIA DO BRASIL

Em reunião da CDH, Ana Rita destaca atualidade de encíclica de João XXIII