José Jorge lamenta declaração de José Dirceu



A declaração do ministro da Casa Civil, José Dirceu, acusando o PFL de não ser ético por defender a partilha da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) com os municípios, foi lamentada nesta segunda-feira (18) pelo senador José Jorge (PFL-PE).

- Fiquei surpreso com a declaração. Se mudar de opinião é falta de ética, o governo também pode ser acusado de faltar com a ética, porque hoje é favorável a várias coisas que sempre combateu, como a taxação dos inativos. Lamento a forma desrespeitosa e injusta com que o ministro José Dirceu tratou o PFL - afirmou.

José Jorge explicou que o PFL sempre foi contra a CPMF pela forma provisória como foi concebida. E atribuiu a isso o fato de o partido nunca ter discutido a sua partição com estados e municípios.

- Agora que a reforma tributária pretende transformá-la em imposto permanente, chegou o momento de discutirmos a sua divisão com os demais entes da Federação. Não estamos propondo que esses recursos sejam disponibilizados sem que tenham uma destinação definida - frisou.

O senador Mão Santa (PMDB-PI) lembrou que a CPMF foi criada graças à credibilidade e à virtude desfrutadas pelo então ministro da Saúde, Adib Jatene.

- Veja o Hospital Distrital de Base aqui em Brasília, que vem capengando desde o episódio com o Tancredo Neves. Imagine o resto do país. O senador Roberto Saturnino (PT-RJ) disse que -essas contribuições e o aumento da carga tributária- foram obra do governo anterior. Ele afirmou que já existe uma partilha da CPMF com os municípios e que uma redução de receita da União poderá jogar o governo numa situação de inviabilidade.

José Jorge também ressaltou a participação de mais de 600 prefeitos no encontro organizado pelo PFL na semana passada, onde foi discutida a alteração do artigo 159 da Constituição, que determina quais impostos são divididos entre União, estados e municípios. O senador leu o documento -Apelo de Brasília-, resultante do encontro, em que os prefeitos e líderes de movimentos municipalistas pedem aos parlamentares que façam a alteração constitucional.



18/08/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


José Jorge: José Dirceu venceu Troféu Berzoini de Crueldade

Pela segunda vez, Troféu Berzoini de Crueldade vai para José Dirceu, anuncia José Jorge

José Jorge denuncia tentativa de José Dirceu de nomear indicados para cargos técnicos da ANP

José Jorge comenta apoio de Collor a Lula e diz que José Dirceu pode voltar ao governo

José Jorge defende saída de José Dirceu

Leonel Pavan questiona declaração de José Dirceu