José Maranhão defende aumento de investimentos em ciência e tecnologia



O senador José Maranhão (PMDB-PB) defendeu em Plenário, nesta quarta-feira (14), o aumento dos investimentos públicos e privadosnos setores de ciência e tecnologia nacional.

Comemorando decisão do presidente Lula de destinar recursos da ordem de R$ 41 bilhões até 2010 para o desenvolvimento tecnológico do país, José Maranhão considerou possível o Brasil alcançar até o final do mandado de Lula o investimento de 1,5% do Produto Interno Bruto (PIB) em pesquisa, desenvolvimento e inovação.

- Em 2006, para comparar, o investimento nessas áreas foi de apenas 1,02% do PIB. Há países, que investem três vezes mais do que isso. Não por acaso, situam-se no topo da pirâmide do desenvolvimento - disse.

José Maranhão alertou para a possibilidade de abertura de uma "janela de oportunidade" de crescimento econômico para o Brasil, que seria possível pelo fim do protecionismo no mercado de gêneros agrícolas dos Estados Unidos e da União Européia, resultado de uma futura escassez mundial de gêneros alimentícios.

Nesse cenário, na avaliação do senador, caberia importante papel à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) na superação do paradigma da agricultura tropical, agregando tecnologia e valor aos nossos produtos, a fim de inseri-los nos mercados mundiais.

José Maranhão pediu ainda apoio aos parlamentares para Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 54/2004, de sua autoria, que acrescenta artigo ao Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para assegurar recursos mínimos às atividades de pesquisa básica e aplicada de desenvolvimento tecnológico no país.

- Essa PEC busca assegurar para o setor de ciência e tecnologia, até o ano de 2015, recursos da ordem de 2% do PIB, o que nos colocaria em patamar bastante confortável no que se refere ao financiamento de pesquisas e outros investimentos na área - afirmou.

14/05/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Maranhão cobra maiores investimentos em educação, ciência e tecnologia

Jefferson Praia defende investimentos em ciência e tecnologia na Amazônia

Celso Amorim defende investimentos em ciência e tecnologia para segurança das informações

Maranhão prepara programa para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Maranhão lança editais de incentivo à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Senadores pedem mais investimentos em Ciência e Tecnologia