Senadores pedem mais investimentos em Ciência e Tecnologia



Senadores que participaram nesta quinta-feira (17) da apresentação do Plano de Metas da Ciência, Tecnologia e Inovação de 2007/2010para o Desenvolvimento Nacional pediram ao ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, mais investimentos no setor. Na audiência pública que ocorreu na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), Arthur Virgílio (PSDB-AM) afirmou que todo o setor de Ciência e Tecnologia deveria ser priorizado pelo governo.

- O Brasil tem que entrar para valer na disputa pelo conhecimento. Gostaria muito de ver nossos laboratórios bem equipados e também de investimentos profundos em capital intelectual - afirmou o parlamentar pelo PSDB.

Arthur Virgílio destacou ainda que, por falta de condições, o Brasil está tendo que conviver com pesquisadores de outros países que desenvolvem trabalhos de ponta com base nos recursos naturais brasileiros, a exemplo da Floresta Amazônica.

- O Brasil é absolutamente démodé quando todo mundo percebe a importância da Amazônia, menos o próprio Brasil - criticou Arthur Virgílio.

Ideli Salvatti (PT-SC) observou que, se não houver desenvolvimento de pesquisa para dar sustentabilidade às necessidades da área de Ciência e Tecnologia, o Brasil perde mercado para outras nações.

- Não vamos dar sustentabilidade ao nosso crescimento sem ciência e tecnologia, que é o grande sustentáculo para qualquer projeto de crescimento de um país - argumentou a senadora do PT de Santa Catarina.

Já Eduardo Azeredo (PSDB-MG) observou ser inegável que o Brasil está avançando em ciência e tecnologia, mas " não na mesma velocidade em que o mundo avança". A mesma opinião tem o senador Renato Casagrande (PSB-ES), autor do requerimento para a realização da audiência pública. Ele lembrou que nos últimos anos o Brasil teve um reforço no Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia, mas ainda é preciso muito mais para que o país alcance uma posição de destaque no cenário mundial.

Entre as sugestões propostas por Casagrande, com base, segundo ele, em observações obtidas de setores produtivos, estão a necessidade de correção das bolsas de estudo em 20%, a implantação de um plano de carreira para todo o sistema de Ciência e Tecnologia e ainda um maior apoio à área tecnológica nacional.



17/04/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores do Amazonas pedem ajuda a flagelados e defendem investimentos em ciência e tecnologia

Senadores pedem à ministra Gleisi Hoffmann mais investimentos em infraestrutura

Senadores da Amazônia pedem mais investimentos em banda larga na região

TÁPIAS PREGA REESTRUTURAÇÃO DO ESTADO E SENADORES PEDEM MAIS INVESTIMENTOS

Especialistas pedem recursos para ciência e tecnologia

Pesquisadores pedem redução das amarras que prejudicam setor de Ciência e Tecnologia