José Maranhão destaca compromisso de Brizola com a soberania
Ao registrar que foi correligionário de Leonel Brizola no PTB, o senador José Maranhão (PMDB-PB) destacou como principais características do líder gaúcho a coerência, o compromisso com a democracia e, acima de tudo, com a soberania brasileira. Maranhão comentou que o fato de ter acompanhado Brizola e participado de sua luta política o levou a ser cassado cinco anos após o início do regime militar no país.
- Conheci de perto o homem público, o cidadão dotado de uma coragem extraordinária. Ele tinha enorme coragem cívica. Como os registros históricos apontam, Brizola costumava dizer que se o presidente João Goulart, outro grande líder brasileiro, tivesse lhe ouvido, o golpe militar não teria se consumado. E hoje eu até acredito que o golpe não se daria com tanta facilidade - afirmou José Maranhão.
Segundo o senador pela Paraíba, muito antes da deflagração do golpe de 1964, Leonel Brizola já alertava a Nação sobre a iminência da tomada do poder pelos militares. Na época, lembrou José Maranhão, o ex-governador do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul denunciava que o golpe tinha sido encomendado pelo Departamento de Estado norte-americano e que o modelo se repetiria em toda a América Latina.
22/06/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Zambiasi destaca compromisso de Leonel Brizola com a democracia
Sérgio Guerra diz que Brizola honrou seu compromisso com a população
Mão Santa: Brizola foi exemplo de coragem, coerência e compromisso com a educação
Tuma destaca papel da Marinha na soberania nacional
ACM RECEBE NOVO ORÇAMENTO E DESTACA SOBERANIA DO CONGRESSO
Construção de submarinos é questão estratégica para soberania, destaca Dilma